Diálogo formativo em Extensão e Cultura marca momento da comunidade acadêmica da UFAPE

Enviado por Lucas Tchaikovsky em Qua, 23/08/2023 - 23:31

Na tarde de quinta-feira (10), no auditório da Escola Técnica Estadual Ariano Vilar Suassuna, a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PREC/UFAPE) realizou a segunda edição do Fórum de Coordenadores e Estudantes PIBEX do II Encontro em Extensão e Cultura. O fórum ocorre anualmente e tem por objetivo proporcionar um ambiente de diálogos na busca conjunta de (re)conhecimentos científicos, socioculturais e normativos que ampliem a qualidade da Extensão e da Cultura da UFAPE e, consequentemente, que contribuam com a formação do discente na resolução de problemas da sociedade e sua transformação.

Neste ano, com o tema “Extensão em Diálogo: do formativo à ação”, o fórum contou com exposições propositivas pautadas nos conceitos da Extensão como forma de dirimir equívocos e empoderar a comunidade para ações junto à sociedade. Para a professora Lucilene Simões, diretora do Departamento Científico, Tecnológico e Inovação da PREC (DDCTI/PREC), alguns obstáculos na compreensão dos sentidos e significados da Extensão, em parte, podem ser explicados por uma cultura advinda de todo seu processo histórico, de assistencialista para dialógica. Nesta mesma direção, o Pró-reitor de Extensão e Cultura, professor Marcos Pinheiro Franque, focou no novo modelo de universidade que preza a Extensão como um dos balizadores do ser e fazer universitário e dos avanços nacionais que tem reflexos na UFAPE. Para o Pró-reitor, “muitos são os desafios da nova universidade, que tem na curricularização da Extensão a oportunidade de um fazer ensino contextualizado com a realidade da sociedade que, através da solução de seus problemas reais e concretos, se construa a formação do estudante. Seguimos confiantes, otimistas e conscientes da importância da Extensão na UFAPE”. Outro momento bastante proveitoso do evento ficou por conta da professora Monaliza Rios, coordenadora de Arte e Cultura da PREC, que trouxe aspectos importantes acerca das concepções multidimensionais da Cultura no âmbito das atividades de Extensão universitária. "Reconhecer e conceber a cultura como múltiplas manifestações do fazer humano em interação com a memória, a identidade e o território, nos alerta sobre a importância e a potência do eixo da cultura nas práticas extensionistas universitárias", enfatizou Monaliza.

Com tema bastante em voga, a professora Leila Nascimento do DDCTI/PREC e os bolsistas PIBAE, Marilia Zabeu e Ewerton Silva falaram sobre as atividades de Extensão alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. A professora destacou, entre os eixos da Educação, o protagonismo da Extensão com os ODS. E, ainda, todos os anos são expostos os trâmites das atividades de Extensão propostas pela comunidade acadêmica oriundas de editais da PREC. Sobre isso, o professor Marcelo Mendonça trouxe esclarecimentos sobre o fluxo institucional das atividades, desde o planejamento até o relatório final, para dirimir quaisquer dúvidas dos presentes.

Foi uma tarde marcada por momentos de diálogos da comunidade junto a PREC e de reflexões e proposições de questões contemporâneas e relevantes com o propósito de garantir o fazer Extensão da UFAPE em seu território.

imagem-slide-show