II Workshop de Consolidação dos Programas de Pós-Graduação de Pernambuco

Enviado por mateus em Sex, 04/09/2026 - 10:45

Evento promovido pela PRPPGI reunirá autoridades e pesquisadores no dia 09 de setembro para debater estratégias de fortalecimento acadêmico no estado.

A Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI) e da Diretoria de Pós-Graduação, realiza no próximo dia 09 de setembro de 2026 o II Workshop de Consolidação dos Programas de Pós-Graduação de Pernambuco. 
O evento acontecerá na Sala 1A do Prédio da Reitoria, em Garanhuns, das 8h às 14h.

Após o sucesso da primeira edição, que focou nos indicadores da Avaliação Quadrienal da CAPES e nos desafios da integração entre as pró-reitorias, o II Workshop avança no debate sobre o amadurecimento e a excelência científica. O objetivo central é promover um espaço de diálogo entre autoridades acadêmicas, órgãos públicos e a comunidade universitária para fortalecer a rede de pesquisa e inovação no interior do estado.

Programação e Debate de Alto Nível

A abertura oficial contará com a presença do Reitor da UFAPE, Prof. Airon Aparecido Silva de Melo, e do Pró-Reitor da PRPPGI, Prof. José Romualdo de Sousa Lima. Em seguida, a programação destaca a mesa redonda "Estratégias de consolidação para Programas de Pós-Graduação", que será moderada pela Profª Erika Valente de Medeiros, Diretora do Departamento de Pós-Graduação da UFAPE.

O debate reunirá especialistas de destaque regional e nacional:
•    Prof. José Romualdo de Sousa Lima (PRPPGI/UFAPE): Trazendo a visão estratégica da gestão institucional;
•    Prof. Francisco Fernando Ramos de Carvalho (UFRPE): Coordenador da Área de Zootecnia/Recursos Pesqueiros junto à CAPES;
•    Profª Werônica Meira de Souza (UFAPE): Coordenadora Adjunta da Área de Ciências Ambientais junto à CAPES.

Além das discussões técnicas, o encontro proporcionará um momento de intercâmbio e visita às instalações da UFAPE, encerrando-se com um almoço de confraternização entre os participantes.