
A convite do Professor Dr. Sheming Zang, titular do Departamento de Zootecnia e Tecnologia da China Agricultural University (CAU), os professores Jorge Lucena (UFAPE/PPGCAP) e Gustavo Ferrer Carneiro (UFRPE) realizaram visita à China no período de 09 a 20 de janeiro, durante a qual ministraram palestras a alunos chineses. Durante o evento, compartilharam suas experiências em manejo nutricional, reprodutivo e em ordenha de jumentas destinadas à produção leiteira, promovendo um valioso intercâmbio de conhecimentos entre as instituições. A missão científica despertou, ainda, o interesse do Prof. Sheming Zang em realizar, em breve, visita às instituições de Pernambuco, bem como em promover o intercâmbio de alunos de graduação e de pós-graduação entre as instituições.
A iniciativa proporcionou uma rica troca de experiências, na qual os professores tiveram a oportunidade de visitar, em diferentes regiões da China, fazendas voltadas à produção leiteira, além do Instituto Nacional de Inovação e Pesquisa da Cadeia Industrial dos Asininos e do Centro Nacional de Criação de Jumentos. Essas instituições são reconhecidas por incorporarem as mais avançadas tecnologias do mundo voltadas à produção, pesquisa e desenvolvimento da asininocultura.

Segundo Jorge Lucena, que lidera desde 2018 estudos sobre a identificação e a viabilidade da produção leiteira de fêmeas asininas na UFAPE, a oportunidade de apresentar os resultados de suas pesquisas e trocar experiências com profissionais e estudantes chineses foi extremamente enriquecedora. O professor destaca que a visita à China, além de promover um importante intercâmbio científico, reforçou a convicção de que a combinação do sistema de criação extensivo, de menor custo alimentar praticado no Brasil, com as avançadas tecnologias de ordenha utilizadas em fazendas chinesas, evidencia o enorme potencial comercial que o leite asinino pode representar para o país.
