A Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE) alcançou um marco histórico rumo ao desenvolvimento sustentável: 80 iniciativas desenvolvidas por seus servidores foram aprovadas pela curadoria do Instituto Selo Social e garantirão à instituição a certificação com o Selo ODS Educação 2025, pela segunda vez. No ano passado, foram certificadas 19 ações que beneficiaram 2.800 pessoas. Neste ano, as 80 iniciativas aprovadas geraram 110 impactos em diferentes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e atenderam 45.000 pessoas, o que evidencia a capilaridade e a relevância social das ações realizadas pela universidade em seu território.
As iniciativas reconhecidas reúnem projetos, programas, ações, campanhas e prestações de serviços que articulam Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, orientadas pela Agenda 2030 da ONU e por uma compreensão ampliada de educação de qualidade, inclusão e justiça social. Ao integrar a pauta dos ODS ao cotidiano acadêmico e às relações com comunidades e organizações parceiras, a UFAPE se consolida como uma instituição que alia produção de conhecimento, compromisso público e impacto concreto na vida das pessoas do Agreste e de outras regiões alcançadas pelos projetos.
Essa conquista é resultado direto do empenho das coordenadoras e coordenadores das iniciativas que se dedicaram ao planejamento, execução e registro das ações, além de cumprirem rigorosamente as etapas e prazos do processo de certificação. O diálogo constante com a Comissão Pró-reconhecimento Social Sustentável da UFAPE foi decisivo para qualificar os relatos, esclarecer dúvidas e tornar visíveis os impactos das iniciativas, fazendo com que a certificação seja, de fato, um resultado coletivo da comunidade universitária.
Para a presidente da Comissão Pró-reconhecimento Social Sustentável da UFAPE, Profa. Lucilene Simões, o reconhecimento é fruto de um processo formativo que fortalece a identidade e o compromisso social da UFAPE. “Cada ação validada fortalece uma cultura institucional orientada pelos ODS. Mais que uma certificação, o Selo ODS Educação reflete o aprendizado coletivo e a responsabilidade da comunidade universitária por uma sociedade mais justa, inclusiva e sustentável”, destaca. O reitor da UFAPE, professor Airon Melo, destaca que a certificação com o Selo ODS Educação reforça a missão da universidade de caminhar junto com a sociedade. “Esse reconhecimento mostra que a UFAPE está conectada aos desafios do nosso tempo, transformando o que fazemos em Pesquisa, Ensino, Extensão e Gestão em ações concretas, que melhoram a vida das pessoas e fortalecem o desenvolvimento sustentável do Agreste e de Pernambuco”, afirma.
A cerimônia nacional de certificação do Selo ODS Educação no ano de 2025 será organizada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e está prevista para ocorrer na segunda quinzena de março de 2026. Esse momento reunirá representantes de 129 instituições de ensino de todo o país que tiveram suas iniciativas aprovadas pela curadoria do Selo Social. Nessa ocasião, a UFAPE estará presente e pretende tremular sua bandeira em Recife, simbolizando o orgulho do agreste pernambucano em contribuir com a Agenda 2030 e reafirmando o papel da universidade pública na promoção da justiça social, da inclusão e do desenvolvimento sustentável do território, em diálogo permanente com a sociedade.
Para saber mais sobre ODS acesse: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs