O Parque Ecológico Ruber Van Der Linden se tornou palco de um importante projeto de extensão que tem como objetivo promover a educação ambiental e a conscientização sobre a importância ecológica das abelhas. O projeto “No Parque com as abelhas – Educando para a conservação” é fruto de uma parceria desenvolvida entre a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE) e a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Garanhuns-PE (SDRMA).
O projeto, coordenado pelo professor Marcelo Milfont, conta com a participação de discentes dos cursos de Agronomia e Zootecnia que são fundamentais para a sua execução. Eles atuam na mediação das atividades, na produção de materiais educativos e no monitoramento das colônias mantidas no Parque. Sob orientação do professor coordenador, os estudantes ampliam sua formação acadêmica, desenvolvem habilidades de extensão universitária e fortalecem o vínculo entre universidade e comunidade.
O local conta com um meliponário (local onde se criam abelhas sem ferrão), um hotel de abelhas (estrutura que abriga abelhas solitárias) e uma trilha ecológica, que durante a caminhada oferece contato direto com a flora, proporcionando bem-estar e valorização da biodiversidade. As atividades têm atraído a atenção de escolas da região, que participam por meio de agendamento prévio, além de visitantes em geral que passam pelo Parque.
Durante as visitas, através de uma vivência prática e interativa, os visitantes conhecem diferentes espécies de abelhas nativas, observam seus ninhos, aprendem sobre seu comportamento social e compreendem o papel fundamental que desempenham na polinização e na manutenção dos ecossistemas. Além disso, são abordados temas como preservação ambiental, ameaças às populações de polinizadores e práticas sustentáveis que podem ser adotadas no cotidiano.
Mais informações e agendamento de visitas: marcelo.milfont@ufape.edu.br / @geap.ufape