Programa de Extensão da UFAPE é finalista do Prêmio BRB de Impacto Social entre mais de 1000 inscritos

Enviado por mateus em Ter, 18/11/2025 - 09:59

A Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE) celebra o reconhecimento do “Universidade Popular em Rede: um programa de formação em rede com movimentos sociais de Pernambuco”, que está entre os cinco finalistas da categoria Inclusão e Diversidade do Prêmio BRB de Impacto Social. Sob coordenação da professora Viviane Nunes Sarmento, este Programa de Extensão beneficia diretamente cerca de 600 pessoas no Agreste de Pernambuco, entre adultos e adolescentes, reforçando ações voltadas para inclusão e diversidade em parcerias com os movimentos sociais de Pernambuco e diversas redes de educação do agreste.

O Prêmio BRB de Impacto Social, em sua primeira edição, recebeu mais de 1000 inscrições de todo o país e reconhece iniciativas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com impacto social transformador que, após passarem por rigorosa seleção de especialistas renomados, se destacaram pela inovação.

Para a professora Viviane Sarmento, coordenadora do programa “Esta premiação representa o reconhecimento de um trabalho coletivo que nasce do compromisso com uma educação transformadora, construída em parceria com os movimentos sociais e com mais 22 municípios do nosso território, reafirmando a força do agreste na luta pela inclusão, pautada na justiça social, por meio da educação”. Além disso, a iniciativa atingiu três metas importantes relacionadas aos ODS 4 (Educação de Qualidade) e a meta dos ODS 17 (Parcerias e Meios de Implementação) e se destaca pelo fortalecimento dos laços sociais e incentivo à formação cidadã.

Como apenas uma iniciativa poderia representar a UFAPE, o processo seletivo interno seguiu rigorosamente as exigências do edital e se pautou na estratégica da Comissão Pró-reconhecimento Social Sustentável da UFAPE (Pró-reitoria de Extensão e Cultura), especialmente em relação aos ODS. Este alinhamento deu suporte à Reitoria na escolha da proposta a ser inscrita. “E deu muito certo! A excelência do Programa Universidade Popular em Rede aliada à assessoria da Comissão na pré-seleção e na inscrição da iniciativa, garantiu não só chegarmos à final, mas também conquistar o reconhecimento público do impacto social da UFAPE por meio do Programa desenvolvido em nosso território”, comemora Lucilene, presidenta da Comissão.

A cerimônia de premiação acontecerá em Brasília na noite de 05 de dezembro no auditório do Centro Empresarial CNC. A presidente da Comissão irá acompanhar a professora Viviane Sarmento para o recebimento do reconhecimento, ocasião em que o resultado final com a classificação das cinco finalistas será anunciado.