
Na tarde de quinta-feira (31/07), coordenadores de projetos, programas, campanhas, ações e serviços da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE) se reuniram para o 2º Encontro Prático, promovido pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura, por meio da Comissão Pró-reconhecimento Social Sustentável da UFAPE. O evento teve como objetivo capacitar os coordenadores para a submissão de atividades nas áreas de Ensino, Pesquisa, Gestão e Extensão, visando à certificação com o Selo ODS Educação 2025.
A abertura foi realizada por Emanuelle Chaves Pinto, Diretora do Departamento de Políticas Estudantis e Ações Afirmativas da Pró-reitoria de Assistência Estudantil (PRAE), que destacou a relevância dos 18 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a importância do selo para reconhecer o comprometimento institucional em prol da sustentabilidade social. Entre os participantes, estava a professora Márcia Félix Diretora do Departamento de Arte e Cultura da PREC que ressaltou a importância do Selo ODS 18 – Igualdade Étnico-Racial.
Em seguida, a parte prática foi ministrada por Lucilene Simões, Diretora do Departamento de Difusão Científica e Tecnológica da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PREC). Ela orientou os participantes sobre como realizar a inscrição de suas iniciativas na plataforma do Selo ODS Educação, disponibilizando esclarecimentos e auxiliando na interação com a ferramenta.
Com o encerramento das inscrições programado para o dia 15 de agosto, a Comissão espera receber outros participantes e novas iniciativas. Até o momento, a plataforma já contabiliza 42 iniciativas e mais de 70 servidores inscritos. A participação de todos é fundamental para fortalecer as ações em busca da certificação com o Selo ODS Educação e promover uma educação cada vez mais sustentável e de qualidade.