Nota em Defesa da Soberania Nacional e da Democracia Brasileira

Enviado por mateus em Sex, 25/07/2025 - 10:05

A Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE) manifesta publicamente seu repúdio ao ataque à soberania nacional, às instituições democráticas e ao Estado de Direito brasileiro, representado pela recente e inaceitável tentativa de imposição de sanções econômicas unilaterais por parte do governo dos Estados Unidos da América ao Brasil.

Medidas como a taxação punitiva de 50% sobre produtos brasileiros, entre outras, anunciadas sob a justificativa de pressões políticas relacionadas a processos judiciais em curso no Supremo Tribunal Federal, constituem não apenas afronta direta à economia nacional, mas também uma tentativa explícita de interferência na aplicação do ordenamento jurídico brasileiro e em assuntos internos do país. Trata-se de uma violação inaceitável à soberania brasileira e às normas internacionais de convivência entre nações, especialmente às regras que regem o comércio multilateral no âmbito da Organização Mundial do Comércio.

A UFAPE se une às vozes de indignação que se levantam em defesa da autonomia do Brasil para decidir, julgar e construir seu futuro sem ameaças externas. É inaceitável que setores essenciais da economia nacional e o funcionamento de instituições legítimas sejam alvo de chantagens e pressões antidemocráticas vindas de governos estrangeiros.

Como universidade pública, comprometida com a formação cidadã, a produção de conhecimento e a defesa dos valores democráticos, reafirmamos nosso compromisso com a soberania nacional e com o princípio da autodeterminação dos povos. É dever das universidades brasileiras, enquanto produtoras de ciência e consciência crítica, posicionar-se em defesa do Brasil, de seu povo, de suas instituições e de sua plena liberdade de agir conforme seus interesses legítimos e constitucionais.

O Brasil é uma nação soberana, democrática e livre, devendo, dessa forma, ser respeitado. Não seremos subservientes e não aceitaremos retrocessos.