
Na manhã da última sexta-feira, 25 de abril de 2025, a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE) viveu um momento histórico: a defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Davi Antônio Victor Quirino, primeiro aluno cego a concluir a graduação na instituição. Davi é formando do curso de Licenciatura em Pedagogia e apresentou a pesquisa intitulada “A Contação de Histórias no Desenvolvimento Físico, Cognitivo e Socioemocional da Criança Deficiente na Educação Infantil”, orientada pela professora Valéria Suely Simões Barza e coorientada pela professora Elaine Cristina Nascimento da Silva. Integraram a banca examinadora as professoras Maria José Gomes Cavalcante, do curso de Pedagogia, e Núbia Poliane Cardoso Teixeira Pires de Lima, do Departamento de Acessibilidade da UFAPE.
A sala 1B, local da defesa, foi ocupada por amigos, familiares e membros do setor de acessibilidade da universidade, que prestigiaram esse marco. A apresentação foi realizada com o apoio de anotações em braile, que orientaram a fala do discente, enquanto os slides facilitaram o acompanhamento do público. Durante a arguição, ao ser questionado sobre as dificuldades enfrentadas na pesquisa — de natureza bibliográfica —, Davi relatou os desafios de acessar bases de dados acadêmicas pouco inclusivas. Ainda assim, com apoio, especialmente de sua irmã, conseguiu concluir a coleta de dados com sucesso.
A conquista de Davi é um marco para o curso de Pedagogia e para toda a comunidade da UFAPE, reafirmando o compromisso da universidade em garantir o direito de todas as pessoas com deficiência de ingressar, permanecer e concluir a educação superior.