Considerando os cortes de recursos financeiros incidentes sobre o orçamento da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE) para o exercício de 2025, bem como os limites de empenho estabelecidos pelo Decreto nº 12.416, de 21 de março de 2025, comunicamos que, até nova avaliação prevista para junho de 2025, ficam suspensas as despesas com diárias, passagens, coffee breaks e locação de ônibus para congressos, aulas práticas e visitas técnicas.
Ademais, visando à contenção de gastos com manutenção veicular e consumo de combustíveis, determinamos o contingenciamento na liberação dos veículos da frota da UFAPE, priorizando estritamente as demandas essenciais.
Ainda nesse contexto de contenção, informamos que, durante o período de férias acadêmicas previsto no calendário da instituição, entre os dias 30 de abril e 18 de maio, será adotada, em caráter excepcional e temporário, a flexibilização da jornada de trabalho dos servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) que possuem carga horária semanal de 40 (quarenta) horas. Nesse período, a jornada diária passará a ser de 6 (seis) horas, no horário das 7h às 13h, condicionada à compensação de horas por meio de atividades de capacitação, conforme estabelecido na Portaria Normativa nº 002/2025 – REIT.
Essa medida visa a redução do consumo de energia elétrica, com a expectativa de diminuição de custos operacionais da instituição, sem prejuízo à continuidade dos serviços administrativos e das atividades acadêmicas que estejam em andamento.
Ressaltamos que todas essas medidas são fundamentais para garantir a regularidade dos pagamentos das bolsas e benefícios estudantis, a manutenção dos contratos continuados e o atendimento das obrigações essenciais ao funcionamento mínimo desta Instituição.
Reitoria
Universidade Federal do Agreste de Pernambuco – UFAPE