O Professor Dimas Cassimiro do Nascimento Filho (Bacharelado em Ciência da Computação) será coordenador do projeto de pesquisa intitulado “Uma Solução Customizável baseada em Inteligência Artificial Explicável, Feedback Interativo, e Grandes Modelos de Linguagem para Detecção Automática de Lavagem de Dinheiro”, aprovado com orçamento global de R$ 1.052.000,00 na 6ª Rodada do Edital FACEPE Ciência no Governo: Programa Cientista Arretado.
O programa Cientista Arretado visa apoiar a cooperação entre governo e pesquisadores(as) sêniores vinculados(as) a Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (ICTs-PE), mediante a contribuição destes(as) e de seus respectivos grupos de pesquisa em órgãos da administração pública direta do Estado de Pernambuco, para promoção de inovações que solucionem desafios no âmbito governamental. O Edital visa promover inovações capazes de enfrentar desafios da administração pública direta do Estado de Pernambuco, integrando ciência, tecnologia e as demandas reais do setor público e da sociedade.
O projeto aprovado pelo Professor Dimas Cassimiro visa propor uma solução baseada em Inteligência Artificial para viabilizar a automação de processos de análise de dados bancários e detecção de padrões de lavagem de dinheiro, essenciais à identificação de redes e vínculos financeiros, bem como à desestruturação e à descapitalização de organizações criminosas (ORCRIMs). O objetivo final consiste em acelerar o processo de identificação de padrões de lavagem de dinheiro e, consequentemente, aumentar a eficácia no sequestro de ativos contra as ORCRIMs. O projeto será desenvolvido em parceria com a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE).
A equipe do projeto contará com a colaboração dos pesquisadores Luis Filipe Alves Pereira (BCC – UFAPE), Igor Medeiros Vanderlei (BCC – UFAPE) e Daliton da Silva (BCC – UFAPE), Gustavo Callou (UFRPE), Rodrigo Gayger (UFRPE), George Gomes (UFRPE) e Diego Marconi Pinheiro (UNICAP). A iniciativa também contará com a participação de profissionais graduados, bem como de estudantes dos níveis de graduação, mestrado e doutorado.