Projeto Museu Casa UFAPE é contemplado pelo quarto ano consecutivo com bolsa FACEPE

Enviado por mateus em Qua, 05/02/2025 - 14:50

A Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PREC) da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), através do Departamento de Arte, Cultura e Assuntos Comunitários (DACAC), comemora importante conquista ao ser contemplada com duas quotas de bolsas de Cooperação Técnica (BCT) destinadas ao projeto Museu Casa UFAPE que tem um caráter extensionista. A proposta foi aprovada no âmbito do edital FACEPE 35/2024 que tem como objetivo ampliar as ações de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) nos museus de Pernambuco, promovendo um espaço de interação cultural e científica.

Pelo quarto ano consecutivo, o Projeto Museu Casa UFAPE da PREC foi contemplado no edital de Inovação e Tecnologia para Museus e afins, da FACEPE. A proponência deste projeto é da Diretora do DACAC, professora Márcia Felix, a partir do compromisso de executá-lo com o Departamento que lidera na Pró-reitoria. Importante destacar que com esse projeto, a Casa UFAPE se tornou um Núcleo Museu da Pessoa e, com isso, teve o projeto "Saberes das Benzedeiras do Agreste Meridional”, aprovado nos editais Microprojetos do Ministério Público de Pernambuco e da Política Nacional Aldir Blanc de fomento à Cultura (PNAB Municipal). Valorizar e preservar o conhecimento tradicional das benzedeiras da região rendeu menção honrosa no Sapiens (2024) à monitora Carmen Moura, executora do projeto. Além disso, por meio do Projeto Museu Casa UFAPE, foram consolidados o Projeto Cineclube Casa UFAPE; a participação da Casa UFAPE no Festival de Inverno de Garanhuns; e o projeto Casa UFAPE Empreender, também aprovado no edital PNAB Municipal. 

“Com tantas atividades à vista, as duas bolsas de Cooperação Técnica da FACEPE são fundamentais para o desenvolvimento das atividades de Extensão na Casa UFAPE, com a ampliação da participação do público extensionista e do acesso da sociedade à Casa por meio do sistema de agendamento”, comemora a Diretora. Para o Pró-reitor de Extensão e Cultura, Professor Marcos Pinheiro Franque, com esta nova conquista, o projeto Museu Casa UFAPE renova e consolida a sua importância como atividade de Extensão da Casa UFAPE, proporcionando um espaço de vivência e aprendizado que incentiva as novas gerações a se envolverem com a Extensão universitária por meio de ações de fortalecimento da CT&I. 

O Termo de Outorga deve ser assinado até 15 de fevereiro de 2025, garantindo que as bolsas tenham a partir de 1º de fevereiro, com duração de 12 meses, no valor de R$ 700,00 e uma verba de custeio de R$ 1.000,00. A expectativa é que ações planejadas na Casa UFAPE, por meio do Projeto Museu Casa UFAPE, entre outras iniciativas extensionistas nas áreas de ciência, tecnologia e inovação e de arte e cultura, sejam ampliadas neste ano de 2025, contando com importante e expressiva participação da sociedade do Agreste Meridional.