Na primeira semana do mês de novembro de 2024, além do retorno às aulas no período 2024.2, os professores em estágio probatório tiveram um encontro especial para cumprimento de uma das exigências dessa etapa da carreira docente.
O Curso de Formação Didático Pedagógica foi coordenado pelo prof. Dr. Carlos Eduardo Albuquerque Fernandes, representante da Coordenadoria de Aperfeiçoamento Docente (CAD) que integra o Departamento de Práticas de Formação Inicial e Continuada (DPFIC) da Pró-reitoria de Ensino e Graduação (PREG). Esta ação estabeleceu parceria com o Departamento de Desenvolvimento de Pessoas (DDP) da PROGEPE, que certifica os instrutores e inscritos capacitados, auxiliando por meio da agente de capacitação, na ocasião, a bibliotecária Elayne Vitalina Oliveira.
O curso visou contribuir com um melhor conhecimento da dimensão administrativa funcional e acadêmica da UFAPE, além de ter proporcionado a troca de experiências, interação e construção de novos saberes entre docentes em estágio probatório. Foram 30 horas de atividades divididas em três módulos:
O módulo 1 foi dirigido pela professora Dra. Taynah de Brito Barra Nova e teve como conteúdo os marcos legais do servidor do executivo federal da educação, tais como a Estrutura da UFAPE: Estatuto, Regimento Interno e PDI, a Lei 8.112, de 11 de dezembro de 1990, Decreto n.º 1.171, de 22 de junho de 1994: Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.
Professora Taynah de Brito Barra Nova dirigiu o módulo sobre os marcos legais
do servidor do executivo federal da educação
O Módulo 2 teve como pauta tópicos em didática do Ensino Superior, com os professores Dr. Gustavo Henrique da Silva Lima e Dr.ᵃ Leila Britto de Amorim Lima. Foram debatidos temas como Métodos e técnicas de ensino-aprendizagem, Currículo e Planejamento e Avaliação, bem como foram realizadas dinâmicas diversas no intuito de vivenciar situações de ensino-aprendizagem.
Por fim, o módulo 3 foi ministrado pelo professor Dr Carlos Eduardo Albuquerque Fernandes e teve como tema o Autocuidado e a formação docente. Foram realizadas dinâmicas de reflexão sobre o autocuidado e cultura organizacional da UFAPE, testes sobre a sensação de sobrecarga psicológica e exercícios respiratórios com base na filosofia do Yoga para alívio de tensões.
Atividades e dinâmicas do curso
A turma foi composta por docentes recém ingressos e outros que há bastante tempo esperavam a oferta do curso para cumprir a exigência do estágio probatório. A nosso ver, o resultado foi satisfatório: os participantes nitidamente demonstraram interesse nas atividades realizadas, bem como nas reflexões levantadas, engajando-se do autoestudo como professores e como servidores da UFAPE.