UFAPE APROVA MESTRADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Enviado por ithalo em Sex, 20/09/2024 - 16:11

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), em sua 231ª reunião, aprovou o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PGCC), nível de MESTRADO, a ser implantado na Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE).

O Mestrado em Ciência da Computação não representa apenas uma conquista da UFAPE, mas também de todo o estado de Pernambuco, principalmente da região do Agreste e também de toda sua rede de influência, que vai além do nosso estado. O Programa na área de concentração em Ciências Exatas e da Terra é dividido em duas linhas de pesquisa: Sistemas Computacionais e Computação Inteligente. O Projeto tem como propósito formar profissionais de excelência na área, capacitando-os para solucionar desafios e limitações do setor, especialmente em tecnologia da informação. 

Com a missão de promover a produção científica e fortalecer a investigação interdisciplinar, os principais objetivos são desenvolver competências para atuar na indústria, promover a ciência regionalmente e consolidar uma conexão estreita com o mercado tecnológico. A iniciativa busca também melhorar a qualidade de vida local e atrair empresas de tecnologia para impulsionar o desenvolvimento regional.

A criação de um Mestrado não é a realização de uma ou de poucas pessoas. Por isso, agradecemos a todos que se envolveram nesse processo de aprovação, em especial o Reitor da UFAPE, prof. Airon Melo, e o Pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFAPE, prof. José Romualdo de Sousa Lima, por todo apoio dado durante os últimos anos, bem como para as professoras Érika Valente de Medeiros (Diretora de Pós-Graduação) e Werônica Meira de Souza (Coordenadora Geral Stricto Sensu), por toda atenção, orientação e revisão do projeto em questão.

O resultado pode ser acessados neste link: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-social/…