Taysa Alves Rocha, médica veterinária egressa da UFAPE, participou de uma expedição às Ilhas Galápagos em homenagem ao naturalista Charles Darwin. A expedição é parte do projeto THE DARWIN200 GLOBAL VOYAGE (https://darwin200.com/globalvoyage/) que está percorrendo as rotas mais importantes realizadas pelo naturalista britânico, com paradas em santuários de conservação ao redor do mundo e selecionando jovens conservacionistas para participar da expedição. Para participar, Taysa passou por uma seleção rigorosa, que se baseou em suas atividades realizadas na Ilha de Fernando de Noronha.
Durante a expedição, a ex-aluna da UFAPE acompanhou pesquisas com rãs invasoras. Segundo ela, a experiência foi muito emocionante: “Participar de uma expedição tão grande e especial me mostrou que é possível continuar lutando pelo nosso planeta. Galápagos é um lugar único, um laboratório vivo, onde podemos ver a realidade de como aconteceu a nossa evolução. Me sinto transformada pela natureza nativa daquele ambiente e com muita gana de trabalhar ainda mais para conservar o nosso planeta”.
Taysa finalizou a graduação em Medicina Veterinária na UFAPE (anterior UAG/UFRPE) em 2019 e, durante o curso, sempre se interessou por estudos com animais silvestres e conservação. Realizou o Estágio Supervisionado Obrigatório no Projeto Cetáceos da Costa Branca (https://www.pccbuern.org) no Rio Grande do Norte sob a supervisão do Dr. Augusto Carlos da Bôaviagem Freire e orientação do Prof. Rafael Ramos. Em 2020 ingressou no mestrado pela UFRPE sob orientação do Prof. Jean Carlos, onde estudou espécies invasoras na Ilha de Fernando de Noronha. Desde 2022 é bolsista de pesquisa do programa GEF-Mar e tem atuado em Fernando de Noronha, principalmente nas áreas de controle populacional de espécies exóticas e invasoras.