19 de Abril é o Dia Nacional dos Povos Indígenas. Essa nomenclatura é uma histórica reivindicação dos Povos Indígenas do Brasil, pois o termo "índio" foi cunhado pelos colonizadores, em caráter pejorativo.
O Brasil é constituído de uma grandiosa diversidade e, de acordo com o Ministério dos Povos Indígenas, o país conta com 305 Povos Indígenas, falantes falam 274 línguas.
O corpo discente da UFAPE também é representativo desta diversidade, muitos(as) estudantes são indígenas e outros(as) tantos(as) já concluíram seus cursos de graduação nesta universidade.
E esta diversidade só aumenta. Conforme o Departamento de Registro e Controle Acadêmico da UFAPE, mais 17 estudantes indígenas são ingressantes nos semestres 2022.1 e 2022.2.
Os estudantes indígenas da UFAPE representam uma oportunidade de comunicação dos saberes tradicionais com uma ciência produzida, o que colabora diretamente com a construção de uma sociedade mais justa e respeitosa com a diversidade do povo brasileiro e com a complexidade dos desafios que a nossa sociedade enfrenta.
Em nome de todos(as) da UFAPE, a PRAE, através do Departamento de Políticas Estudantis e Ações Afirmativas, saúda os Povos Indígenas do Brasil, em especial aqueles do Agreste de Pernambuco.
O Brasil é terra indígena e a Universidade também é lugar dessa diversidade!