A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI) da UFAPE aprovou, dentro da chamada 69/2022 do CNPq, dez bolsas de mestrado para os cursos da instituição com o projeto “Produção agropecuária e desenvolvimento sustentável no Semiárido de Pernambuco”. Com isso, em breve será aberto edital interno para o preenchimento das cotas.
O projeto aprovado visa contribuir para o desenvolvimento agropecuário de forma sustentável, na formação de recursos humanos qualificados e melhoria da qualidade de vida dos pernambucanos. Além disso, objetiva desenvolver competências na agropecuária, a partir do desenvolvimento de novos produtos e processos biotecnológicos com recursos do bioma Caatinga, avaliação da qualidade, valor nutricional e novas estratégias de conservação dos alimentos nativos do Semiárido. Também objetiva desenvolver e aplicar tecnologias para mitigação de problemas socioambientais e dos impactos das mudanças climáticas em pequenos e médios produtores rurais.
Para o Pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFAPE, prof. José Romualdo, esse resultado mostra “o comprometimento de toda equipe da PRPPGI, bem como dos coordenadores, docentes e discentes dos Programas de Pós-Graduação da UFAPE, em desenvolver pesquisas de qualidade e que sejam aplicadas à mitigação e/ou resolução de problemas da região semiárida de Pernambuco”.
O resultado final da Chamada do CNPQ nº 69/2022 - Apoio à Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação: Bolsas de Mestrado e Doutorado - Programa Institucional de Bolsas de Pós-Graduação (PIBPG) 2022 (https://www.gov.br/cnpq/pt-br/assuntos/noticias/cnpq-em-acao/cnpq-divul…) pode ser acessado através do link: https://www.gov.br/cnpq/pt-br/assuntos/noticias/cnpq-em-acao/Chamada692….