Trabalhos de destaque do II CIC recebem premiação de menção honrosa

Enviado por suzana em Qua, 30/11/2022 - 21:51

A última atividade da extensa programação do II Congresso de Iniciação Científica  da UFAPE em 2022 foi a premiação com a Menção Honrosa para os trabalhos de pesquisa que mais se destacaram  em cada um dos sete cursos de graduação da universidade e no PIBIC- Ensino Médio. Segundo a prof.ª Josabete Carvalho, coordenadora do II CIC,  o evento tem por finalidade não apenas divulgar as pesquisas desenvolvidas por professores e alunos, mas também  incentivar seus colegas a participarem de projetos de iniciação científica na UFAPE. “Foi uma alegria presenciar a empolgação dos alunos participando das palestras, mesa redonda, minicursos e, principalmente, apresentando os resultados das suas pesquisas”, enfatizou.
Foram apresentados os trabalhos contemplados pelo edital PIBIC-PIC- UFAPE 2021-2022, além de trabalhos de pesquisa desenvolvidos fora desse Programa na instituição. O evento garantiu uma maior visibilidade para as atividades de iniciação científica na UFAPE, constituindo um fator positivo para o desenvolvimento do Programa PIBIC-PIVIC na instituição. A seguir, a lista completa dos premiados:


PIBIC-EM – Potencial tanífero da casca de jurema preta avaliado por diversos métodos
                    Thamires Ferreira Rocha


AGRONOMIA – Inoculação de bactérias promotoras de crescimento vegetal em colmos BRS Capiaçu: germinação e características iniciais
                           Natália Lima de Espíndola

 

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO- Avaliação de desempenho de roteadores na borda de rede: uma  abordagem baseada no Openwrt
                                                  Jeorgithon Damasceno

 

ENGENHARIA DE ALIMENTOS- Produção de pigmentos vermelhos pela cepa Monascus Purpureus cct 3802 por fermentação em estado sólido submerso utilizando o farelo de cevada como substrato
                                                     Jennifer da Silva Ferreira

 

LETRAS – Cultura e identidade cultural: relações entre bilinguismo e biculturalismo em livros  didáticos de língua inglesa

                   Gabriel Sobral de Oliveira

 

MEDICINA VETERINÁRIA- Perfil de sensibilidade a antimicrobianos de bactérias  ácido láticas isoladas de queijo de coalho
                                              Lavínia Coeli Santos Valério

 

PEDAGOGIA – 100 anos do educador Paulo Freire: promovendo o acesso a sua vida, obra e  Legado
                          Andreia de Andrade Lima

                     O contexto pandêmico para crianças com o transtorno do aspecto autista (TEA) no âmbito da aprendizagem
                             Edson Ruan Gomes dos Santos

 

ZOOTECNIA- Concentração de imunoglobinas G no colostro de fêmeas asisinas do ecótipo  “nordestino” pelo método do Kit comercial para equinos
                        Damilly de Souza Araujo Pinto