Durante os dias 11 a 14 de Novembro ocorreu o Simpósio Brasileiro de Agroinformática (SBIAgro) em Indaiatuba, São Paulo, promovido pela Sociedade Brasileira de Agroinformática. O congresso é o maior evento dessa aréa no país e reuniu profissionais do mercado, empresários do agronegócio, academia, pesquisadores da EMBRAPA, dentre outros. O tema deste ano foi a aplicação da Internet das Coisas na Agricultura.
A UAG esteve presente com dois trabalhos. O primeiro orientado pelos professores Alixandre Santana e Luis Filipe de BCC juntamente com o ex-aluno Felipe Dias, teve como título "Impactos da IoT na Avicultura: um Mapeamento Sistemático". Já o segundo trabalho foi o "Development of a star topology network system for intelligent greenhouse management with IoT", de autoria de Igor Mauro Silva de Almeida, Iraildo Barbosa, Everlaine Dias e do professor Alberto Araujo.
O professor Alixandre participou ainda como debatedor do painel "Academia e Mercado", que discutiu o estágio atual e as possibilidades de interação entre esses dois agentes com vistas a aplicação de computação ao agronegócio. "No contexto da agricultura digital, é uma excelente oportunidade para que os cursos das agrárias e de computação possam desenvolver soluções conjuntas em projetos interdisciplinares para quem sabe sermos exportadoresde commodities mas também de tecnologia para o agro", relata o professor.
A próxima edição do SBIAgro ocorrerá em 2021 na cidade de Bagé, RS, organizado pela Universidade Federal dos Pampas. Há perspectiva de se realizar o evento na região Nordeste em 2023.