No decorrer do ano de 2019, a Biblioteca Ariano Suassuna – UFAPE arrecadou e doou mais de três toneladas e meia de alimentos (3.646 quilos no total), referentes ao projeto Multa Solidária. As doações foram distribuídas para seis instituições e organizações não governamentais da cidade de Garanhuns: Associação de Moradores do Vale do Mundaú; Centro Espírita Deus, Amor e Caridade; ONG Plenitude Viva; Seara Espírita Allan Kardec; Obra Social Nossa Senhora da Glória – Fazenda da Esperança e Associação Comunitária Radialista Aluísio Alves de Melo.
Estas instituições possuem projetos sociais que abrangem diversos bairros da cidade e beneficiam juntas mais de 500 famílias no total, incluindo assistência a famílias carentes, crianças, jovens, moradores em situação de rua e também recuperação de pessoas com dependência química.
O projeto Multa Solidária é uma ação social desenvolvida pela Seção de Atendimento ao Usuário em que os usuários cadastrados nas bibliotecas doSistema Integrado de Bibliotecas – SIB podem quitar os débitos de atraso de devolução de materiais por meio de doação de alimentos não perecíveis.
O valor da multa é convertido em kg de alimento de acordo com a tabela elaborada pela Seção e os alimentos recebidos são doados a entidades filantrópicas das regiões onde estão localizadas as Bibliotecas do Sistema. O projeto teve início no ano de 2012, sendo oficializado em 2013 com a aprovação da Resolução nº 01/13 - Conselho de Curadores, de 04/03/2013, a qual prevê a quitação de débitos com abiblioteca de forma alternativa através da doação de alimentos não perecíveis.
Para saber mais sobre as doações do ano de 2019 da Biblioteca da UFAPE ou em outras Bibliotecas do SIB, clique no link a seguir: