De acordo com a Resolução Agência Nacional de Águas (ANA) nº 31/2020, o Monitor de Secas é um processo de acompanhamento regular e sistemático da situação de seca no País, com classificação do grau de severidade e impactos associados ao fenômeno em escala regional, além de sua evolução com o passar do tempo. O trabalho é desenvolvido por meio da atuação coordenada de instituições federais e estaduais com atribuições relacionadas à seca nas áreas de previsão, monitoramento, pesquisa ou preparação e resposta aos efeitos do fenômeno.
O treinamento terá como objetivo capacitar pesquisadores para validar o Monitor de Secas do Estado, que será realizado no período de 28/09/20 e 02/10/20. A indicação da professora Werônica Meira foi baseada na exigência dos seguintes conhecimentos: Plataformas de Coleta de Dados (PCD's) e sua distribuição no Estado, verificação de qualidade de dados, conhecimento sobre quais estão em operação; Climatologia, Índices de Seca, Hidrologia.
Além disso, o Monitor tem o objetivo de uniformizar a metodologia de monitoramento de secas no País de forma que todas as instituições estaduais parceiras sejam, ao mesmo tempo, produtoras e usuárias da informação. Também busca promover a integração das bases de dados relativos à seca das instituições envolvidas no Programa, assim como gerar um histórico de impactos associados a cada categoria de seca indicada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) do Monitor de Secas.