Nota do Consórcio Pernambuco Universitas
Recife, 01 de março de 2021.
Considerando o agravamento do contexto atual da pandemia de Covid-19 no Estado de Pernambuco, com alta ocupação de leitos e intensificação recente das medidas restritivas para o enfrentamento à propagação e contágio da infecção entre as pessoas, o Consórcio Pernambuco Universitas vem a público manifestar-se, perante as autoridades governamentais e a sociedade em geral, em favor de um pacto social quanto a nossas responsabilidades coletivas, individuais e institucionais. Decidimos, conjuntamente, que as instituições de ensino superior que compõem o Consórcio Pernambuco Universitas estarão anunciando estratégias que colaborem na proteção das pessoas e no compromisso com o Sistema de Saúde, que encontra-se numa luta intensa para a recuperação de vidas desde o início da batalha que ceifou tantas vidas.
Para futura recuperação social e econômica do País, aliada à atuação que as universidades detiveram desde o início da pandemia, de acordo com suas funções sociais, ensejamos coro para a implantação de medidas restritivas mais rígidas em nosso Estado, como anteriormente adotadas, e que refletiram em mudanças nas curvas de mortes e adoecimentos. A redução da circulação das pessoas e o isolamento social são fundamentais para combatermos os resultados negativos que este período pandêmico têm trazido.
Entre as medidas fundamentais elencamos:
- Redução de atividades não essenciais;
- Distanciamento social, uso de máscaras de proteção respiratória e frequente higiene das mãos;
- Fiscalização de atividades essenciais para atendimento de medidas preventivas;
- Celeridade da vacinação contra a Covid-19, com avanço nas fases e públicos previstos no Plano de Imunização;
- Reforço de campanhas de orientação de medidas de etiqueta social e divulgação de números da situação atual;
- Combater qualquer propagação de medidas medicamentosas que não tenham comprovação científica;
Como gestores de universidades, reiteramos o papel fundamental da ciência, tecnologia e inovação nas respostas que estão sendo dadas frente a esta emergência em saúde, reconhecendo que o Sistema único de Saúde precisa ser fortalecido para a garantia do direito universal à saúde. Reiteramos o compromisso de todos que fazem o Universitas com a vida, com a saúde pública, com a ciência e com um Brasil solidário e unido diante de tantas adversidades.
Universidade de Pernambuco
Prof. Pedro Henrique de Barros Falcão
Universidade Federal de Pernambuco
Prof. Alfredo Macedo Gomes
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Prof. Marcelo Carneiro Leão
Universidade Católica de Pernambuco
Prof. Pedro Rubens Ferreira Oliveira
Universidade Federal do Agreste de Pernambuco
Prof. Airon Melo
Universidade Federal do Vale de São Francisco
Paulo César Fagundes Neves