Neste mês de novembro destacamos a saúde do homem, especialmente com relação à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.
O câncer de próstata é o primeiro câncer mais incidente entre os homens, excluindo-se o câncer de pele não melanoma; e é a segunda principal causa de mortes entre sexo masculino no mundo todo.
No Brasil, para o triênio 2020/2022, a estimativa é que sejam diagnosticados 65.840 homens por ano com câncer de próstata. A cada nove homens um terá a doença ao longo da sua vida.
Na fase inicial o câncer de próstata não demonstra sintomas, já na fase mais avançada podem surgir alguns sintomas, como: dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência, presença de sangue na urina, diminuição do jato de urina, dentre outros.
Portanto torna-se extremamente importante que os homens façam o exame da próstata preventivamente e periodicamente, e que cuidem também de seu corpo e de sua mente, através da prática regular de atividades físicas, de uma alimentação equilibrada e saudável com combate ao excesso de peso, da prática do sexo seguro, parar de fumar e não abusar de bebidas alcoólicas.
Universidade Federal do Agreste de Pernambuco - UFAPE
Núcleo de Assistência e Promoção à Saúde
Fonte: Instituto Nacional de câncer. Disponível em: https://www.inca.gov.br/ Sociedade Brasileira de Urologia.
Disponível em: https://portaldaurologia.org.br/