
O Sapiens UFAPE 2025 foi marcado por uma programação diversificada, que integrou ciência, inovação, cultura, extensão e formação, com intensa participação da comunidade acadêmica e externa.
Ao longo dos cinco dias de evento, foram promovidos treze minicursos, oito palestras, quatro oficinas, cinco mesas-redondas, além de rodas de conversa, apresentações de pesquisas, vivências e atividades culturais que fortaleceram o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento e promoveram a aproximação entre a universidade e a sociedade.
Os minicursos contemplaram temáticas científicas como “Detecção de metabólitos secundários em extratos de plantas”, “Ciências sem barreiras: estatística prática no R para pesquisa científica” e “Criando agentes de I.A: da ideia à ação com pouco código”, bem como conteúdos voltados ao desenvolvimento acadêmico e comunicativo, como “Tópicos em gramática normativa para a produção textual”, “Técnicas de elaboração de resumo” e “Como elaborar e atualizar o currículo Lattes?”. A oferta de minicursos sobre tecnologias digitais, a exemplo de “Introdução ao desenvolvimento de jogos digitais com Godot, Unity e C#”, evidenciou o compromisso da UFAPE em articular ciência e inovação.
As palestras trouxeram reflexões sobre temas atuais, como o avanço da Inteligência Artificial e suas implicações ético-jurídicas e educacionais, a inovação tecnológica e o empreendedorismo público, além da integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas práticas de extensão universitária.
As oficinas sobre “Fundamentos da Computação Quântica”, “Revisão sistemática de literatura utilizando o START” e “ABNT: citações, referências e formatação de gêneros acadêmicos”, destacaram as boas práticas de pesquisa e escrita científica.
As mesas-redondas abordaram temas atuais como os “Desafios institucionais da inserção curricular da extensão”, “Práticas pedagógicas e inovação na formação docente” e os “Aspectos éticos na pesquisa”. Esses espaços promoveram o intercâmbio entre docentes e discentes, reforçando o caráter interdisciplinar e crítico do evento.
A roda de conversa “Ciência, saber popular e inovação social no semiárido” representou um ponto alto do diálogo entre conhecimento científico e saberes populares, reafirmando o compromisso da UFAPE com a valorização das experiências locais e com o fortalecimento do Agreste de Pernambuco.

As atividades culturais e vivências extensionistas também tiveram papel essencial na programação, como visitas à Casa UFAPE, a apresentação do Coletivo Afoxé Aláfia, a exposição “Corpo Casulo”, da discente Dalciane Gomes, a exibição do documentário “Cidade das Flores” com a participação do diretor, Ewerton Ferreira, e entrevistados.
Outro destaque ficou para o Sapiens Divulgação, que mobilizou cerca de 2.600 visitantes, vindos de 33 escolas e 10 municípios. O evento proporcionou experiências de imersão científica e cultural em diferentes espaços da universidade como, a Fazendinha, o Hospital Veterinário, o LAPA e o LMTS aproximando a comunidade escolar da produção acadêmica e da vida universitária.
Por fim, o reconhecimento das melhores produções, com a entrega de certificados aos trabalhos agraciados com menção honrosa nos programas PIBITI/PIVITI, de extensão e de iniciação científica, reforçou o estímulo à excelência e à dedicação científica dos estudantes.
Em síntese, o Sapiens UFAPE 2025 reafirmou o compromisso da instituição com uma formação integral, crítica e inovadora. As atividades desenvolvidas ao longo do evento contribuíram para fortalecer o papel social da universidade como espaço de produção de conhecimento comprometido com o desenvolvimento regional, a sustentabilidade, a justiça social e a valorização da diversidade de saberes.