A Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFAPE, por meio da Comissão Pró-reconhecimento Social Sustentável da UFAPE, tem o prazer de apresentar a iniciativa "Universidade Popular em Rede: um programa de formação em rede com movimentos sociais de Pernambuco", na categoria Inclusão e Diversidade, como representante da UFAPE ao Prêmio BRB de Impacto Social. Coordenado pela professora Viviane Nunes Sarmento, este programa conta com 18 organizações parceiras e já beneficia 600 pessoas, entre adultos e adolescentes. O Prêmio BRB de Impacto Social tem como objetivo reconhecer e premiar iniciativas que geraram ações transformadoras no território onde estão inseridas, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e em funcionamento há pelo menos 24 meses.
Este prêmio oferece uma plataforma para destacar projetos que fazem a diferença nas comunidades, proporcionando visibilidade e incentivo para ações que promovem inclusão e diversidade. O programa se propõe a contemplar a meta do ODS 17, Parcerias e Meios de Implementação, e três metas do ODS 4, Educação de Qualidade. Os prêmios do BRB de Impacto Social consistem em seis categorias, cada uma com cinco finalistas. Os três primeiros colocados de cada categoria receberão uma quantia em dinheiro e troféus. Os participantes que ficarem em 4º e 5º lugar receberão um certificado de participação.
A iniciativa já passou pro várias etapas e, atualmente, está na fase final, sendo avaliada por um corpo de jurados respeitados. A adesão da UFAPE ao Prêmio BRB de Impacto Social com o programa "Universidade Popular em Rede" não só destaca a importância da educação inclusiva e das parcerias sociais, mas também reafirma o compromisso da instituição em promover mudanças significativas nas comunidades de Pernambuco. A expectativa em torno do resultado, que será revelado no dia 04 de novembro, reflete a dedicação e o entusiasmo de todos os envolvidos. Independentemente do resultado, esta iniciativa já é um exemplo claro de como o trabalho colaborativo pode transformar vidas e fortalecer laços sociais. A torcida de toda a comunidade acadêmica é um testemunho do potencial impactante desse programa que visa não apenas reconhecer, mas também inspirar futuras ações em prol da inclusão e desenvolvimento sustentável do nosso território.