O curso de Zootecnia da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE) instituiu, fundamentado na Resolução 17/2024/CONSEPE, o Programa de Extensão “A Extensão Universitária como ferramenta de ressocialização para pessoas privadas de liberdade”, vinculado ao curso de Zootecnia.
Com duração prevista de três anos, o Programa será desenvolvido em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP) do Estado de Pernambuco e terá como espaço de atuação o Centro de Ressocialização do Agreste (CRA), em Canhotinho-PE. Estima-se a participação de 50 estudantes de graduação e cinco de pós-graduação, que irão articular a formação acadêmica com a prática extensionista em atividades agropecuárias, incluindo áreas inovadoras como a criação de insetos para alimentação animal.
A proposta é coordenada pelo professor Danilo Teixeira Cavalcante e conta com a colaboração de Rachel Lyra, Paulo Godoi, Wallace Telino, Felipe Guedes, Gilmara Mabel, Pedro Aquino e da zootecnista Flavia Severo.
Além de contribuir para a ressocialização de pessoas privadas de liberdade, o Programa amplia a formação discente ao proporcionar vivências práticas externas à Universidade e atender à carga horária obrigatória das Atividades Curriculares de Extensão (ACEX). Também promove a troca de conhecimentos técnicos, humanos e socioemocionais, reforçando a formação acadêmica, cidadã e a transformação social.
A UFAPE, através da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC), parabeniza os os envolvidos na institucionalização do programa, e reafirma seu compromisso com a Extensão Universitária como eixo fundamental de integração entre ensino, pesquisa e sociedade.