
Na última semana, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) sediou o Seminário do Colégio de Pró-Reitores de Extensão COEX/ANDIFES que contou com a presença de gestores da Extensão Universitária de Universidades Federais e representantes dos Ministérios da Educação e da Cultura e da Saúde, em Brasília. O seminário, com o tema “A Extensão como Política de Ensino Superior: representação, financiamento e parcerias”, teve o objetivo de debater a representação da Extensão, o seu papel na Diretoria de Desenvolvimento Acadêmico da Secretaria de Educação Superior (SESU) e o Financiamento da Extensão Universitária, por meio do diálogo e de trocas de experiências entre os presentes com vistas ao fortalecimento da extensão universitária, essencial para a inclusão e a equidade no Brasil.
No momento, o Prof. Marcos Pinheiro Franque, Pró-reitor de Extensão e Cultura da UFAPE, destacou a Extensão Universitária como instrumento fundamental para corrigir desigualdades regionais, especialmente no interior, enfatizando a necessidade de priorizar a inclusão social nas políticas públicas de ensino superior.
Durante o evento, a SESU anunciou a criação da Coordenação Geral da Extensão que será liderada pela professora Sandra Nogueira da UFOP e ex-vice-presidente do Forproex. Essa coordenação é uma estrutura inédita no MEC que terá um papel fundamental como ponte de diálogo com as IFES e as demandas da Extensão no país para o fortalecimento das políticas públicas na área. Além disso, foram realizadas mesas e rodas de diálogo que abordaram questões como o papel da cultura na formação acadêmica e as relações da extensão com o desenvolvimento regional, destacando a importância de parcerias, especialmente na saúde, e na gestão de museus das IFES. E, ainda, a pedido da ANDIFES, foram formadas Comissões com pautas específicas. O Pró-reitor integrou a Comissão encarregada de elaborar um documento de referência voltado para análise e proposta de como as atividades de Extensão estão contempladas na Plataforma Lattes do CNPq. Como era esperado, o financiamento da Extensão foi central nas discussões, gerando reflexões sobre a sustentabilidade e perspectivas de investimento futuro.
Ao final do seminário, foi elaborado um plano de ação para 2025-2026 reforçando o compromisso de fortalecer a extensão como política estruturante nas universidades federais.
A participação do Pró-reitor reafirma o compromisso da UFAPE com a inclusão e a redução das desigualdades, destacando a Extensão Universitária como vital para o desenvolvimento social e cultural das comunidades.