
Os membros da Câmara de Mediação da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE) se reuniram nesta terça-feira (06/08/2025), com o objetivo de discutir e propor alterações na Resolução nº 03/2024, norma que institui e regula o funcionamento da própria câmara dentro da instituição.
A reunião contou com a presença dos membros da câmara, bem como da servidora Maria Edilene Vilaça de Souza, responsável pela Unidade de Gestão da Integridade (UGI) da UFAPE e do Professor Epaminondas Luiz Borges Filho, ouvidor da instituição. O encontro marcou um passo importante para o aprimoramento dos processos internos de mediação e resolução de conflitos na universidade.
Durante a sessão, os participantes analisaram pontos específicos da resolução vigente que demandaram revisão e foram apreciadas pela Procuradoria Federal junto à UFAPE, com foco na melhoria da atuação da câmara, maior clareza normativa e adequação às demandas institucionais atuais.
Segundo a servidora Fabiana Costa, Presidente da Câmara, a proposta de revisão visa garantir maior efetividade e legitimidade às ações da câmara e deixá-la em conformidade com as diretrizes e competências estabelecidas pela Portaria Normativa CGU nº 116/2024. Ao final do encontro, foi deliberado que o documento será encaminhado ao Conselho Universitário (CONSUNI) para apreciação e aprovação final.
A Câmara de Mediação da UFAPE foi criada com o propósito de promover a resolução de conflitos interpessoais, visando à promoção de um ambiente harmonioso e colaborativo no âmbito da UFAPE.