
Na tarde desta quinta-feira (31), ocorreu a solenidade de abertura do Encontro do Fórum de Pró-Reitorias de Graduação – Regional Nordeste 2025. A cerimônia, realizada no auditório do Hospital Veterinário Universitário (HVU), marcou o início de três dias de programação voltada para o debate sobre os rumos e desafios da graduação na região.
O evento reune representantes de diversas instituições de ensino superior públicas, comunitárias e privadas da região, com o objetivo de fortalecer o diálogo entre as gestões das universidades e promover reflexões sobre as políticas públicas educacionais. Com o tema "O fortalecimento da graduação no Nordeste: potencialidades e desafios para uma educação superior de qualidade, inclusiva e territorializada", a programação do encontro conta com palestras, mesas-redondas, painéis e atividades culturais integrativas.
A mesa de abertura foi composta pelo Reitor da UFAPE, professor Airon Aparecido Silva de Melo; pelo presidente nacional do FORGRAD e pró-reitor de graduação da Universidade Federal de Santa Maria, professor Jerônimo Tybusch (participando remotamente); pela coordenadora regional Nordeste do FORGRAD e pró-reitora de ensino e graduação da UFAPE, professora Emanuelle Albuquerque; pela vice-coordenadora regional e pró-reitora de graduação da Universidade Estadual do Ceará, professora Mazza Maciel; e pela diretora de ensino da Secretaria Municipal de Educação de Garanhuns, Adriana Cordeiro Alves, que representou a secretária Wilza Vitorino.
Durante a abertura, foi exibido um vídeo institucional apresentando a UFAPE aos participantes do fórum. Em seguida, os integrantes da mesa fizeram breves falas, destacando a importância do encontro para o fortalecimento da graduação no Nordeste, o papel das instituições no enfrentamento das desigualdades regionais e a defesa da educação pública de qualidade.
Na conferência “Desafios e possibilidades da regionalização do ensino superior no Brasil”, a professora doutora Viviane Ceballos, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), compartilhou sua experiência como coordenadora de curso e ex-pró-reitora da UFCG, abordando temas como democratização do acesso, evasão e permanência estudantil e os caminhos possíveis para uma regionalização que respeite as especificidades de cada território.
O Encontro do FORGRAD Nordeste 2025 seguirá até o dia 2 de agosto, com apoio institucional da UFAPE, UPE, IFPE, UFRPE, UNIVASF, UFPE e UECE.