A Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE) informa à comunidade acadêmica que, em virtude do abandono do contrato dos serviços prestados pela empresa terceirizada responsável pela limpeza, conservação, apoio administrativo, logística e transporte, por motivos alheios à universidade, mesmo sem pendência financeira, as aulas da graduação serão suspensas no período de 09 a 12 de junho de 2025. A suspensão temporária busca resguardar as condições seguras do ponto de vista sanitário para o pleno funcionamento das atividades acadêmicas, diante do impacto significativo causado pelo abandono contratual da empresa.
Com respaldo na Resolução n° 10/2025 do Conselho Superior Pro Tempore/UFAPE, de 30 de maio de 2025, esta medida foi tomada com base no art. 1º, III, da Instrução Normativa GR/UFRPE nº 05, de 19 de maio de 2025, adotada pela UFAPE, a qual orienta sobre os procedimentos a serem aplicados em situações de excepcionalidade, que comprometam a rotina acadêmica dos cursos de graduação, observadas as disposições e vedações previstas nos art. 3°, 4° e 5° da referida Instrução:
- É proibida a realização de atividades didático-pedagógicas de forma presencial ou aula remota (síncrona).
- As atividades previstas no plano de ensino do docente deverão ser adaptadas para atender aos objetivos de aprendizagem do componente curricular.
- Poderão ser adotadas diferentes estratégias didático-pedagógicas, com a finalidade de garantir a continuidade do processo formativo, assegurando a qualidade do ensino e a equidade de condições de aprendizagem.
- As estratégias poderão incluir, entre outras: estudo dirigido, lista de atividades, pesquisas bibliográficas, estudo de caso, aprendizagem baseada em projetos, sala de aula invertida, gamificação, questionários e fórum de discussão.
- Todas as estratégias didático-pedagógicas adotadas durante as situações de excepcionalidade deverão prezar pela acessibilidade, inclusão e adequação às condições dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem.
No referido período, as atividades administrativas serão realizadas de forma remota, com os devidos registros no SigRH, mediante organização e a anuência da chefia imediata. Esclarecemos que as atividades acadêmicas e administrativas da Pós-Graduação serão mantidas presencialmente, considerando suas especificidades e o menor impacto sobre sua realização neste momento. As aulas práticas, atividades de pesquisa, de extensão, arte e cultura, bem como de laboratórios já programadas serão mantidas.
A Reitoria reafirma seu compromisso com o bem-estar, a segurança e a qualidade das atividades acadêmicas e administrativas, e comunica que a situação será reavaliada ao longo da próxima semana. Uma nova nota será publicada até dia 12 de junho de 2025 (quinta-feira), com informações atualizadas. Contamos com a compreensão e o apoio de toda a comunidade acadêmica neste momento, reforçando que todas as medidas estão sendo adotadas com responsabilidade, respeito e zelo coletivo.