Reitor da UFAPE participa de audiência pública na Comissão de Educação em Brasília

Enviado por mateus em Sex, 28/03/2025 - 12:22

Reitores de universidades federais do interior do Brasil, as chamadas “supernovas”, foram recebidos nesta quarta-feira, 26 de março, pelo presidente em exercício do Senado, Eduardo Gomes, em Brasília (DF). Os reitores participaram de uma audiência pública na Comissão de Educação para discutir o papel social dessas instituições.


Estiveram presentes na audiência os reitores: Analy Castilho Polizel de Souza, da Universidade Federal de Rondonópolis (MT); João Paulo Sales Macedo, da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (PI); Christiano Peres Coelho, da Universidade Federal de Jataí (GO); Roselma Lucchese, da Universidade Federal de Catalão (GO); Airton Sieben, da Universidade Federal do Norte do Tocantins (TO); e Airon Aparecido Silva de Melo, da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (PE).


Na ocasião, o Professor. Airon Melo enfatizou a relevância da interiorização do ensino superior gratuito, facilitando o acesso à formação profissional a grupos anteriormente impedidos de se mudar para cidades maiores. Ele rememorou a trajetória da UFAPE, desde a sua fundação em 2005 como Unidade Acadêmica de Garanhuns, a primeira expansão universitária proposta pelo Governo Federal, até a sua consolidação em 2018 como Universidade Federal do Agreste de Pernambuco, integrando o grupo conhecido como "supernovas".
Ele também enfatizou o papel crucial desempenhado pela universidade no desenvolvimento de culturas significativas, como a vitivinicultura e a cafeicultura, a produção de leite de jumentas e a intensa procura pelas oportunidades oferecidas pelo recém-criado curso de Administração de Empresas.


Finalmente, o reitor enfatizou o programa Pé de Meia, que na UFAPE oferece 30 bolsas para estudantes que alcançaram notas no ENEM superiores a 650 pontos, nos cursos de Letras e Pedagogia. Isso contribui significativamente para a permanência do aluno, sua integralização e futura inserção no mercado de trabalho.