Fechamento do RENAFOR 2024 e o sonho de uma formação inclusiva com a cara do agreste

Enviado por mateus em Qua, 26/02/2025 - 10:47

A Formação continuada em Educação Especial: políticas, colaboração e práticas em diálogo com as interfaces do território do agreste meridional de Pernambuco, advinda do edital 001/2024 RENAFOR MEC, ao ser lançada a carta convite – publicada pela PREC solictando formação de grupos de estudos, nasceu o sonho de uma formação inclusiva com a cara do agreste.


Esta foi coordenada pela professora Viviane Sarmento, contando também com o trabalho em colaboração dos professores Mariel de Andrade, Sirlene Vieira, José Affonso e Wender Paulo.
Depois de 6 meses de trocas de conhecimento através de plataformas online, bem como encontros presenciais, na última sexta-feira, dia 21, ocorreu o fechamento da referida formação com a palestra da professora Mariana Rosa. 


O curso contou com 250 professoras e professores da rede pública de ensino, estando estes espalhados pelos 22 municípios do agreste meridional, como ainda participantes de Pesqueira de diversos territórios da comunidade Xukuru do Ororubá. Nos encontros presenciais, foram  abertos espaços para incrições da comunidade de uma maneira geral, assim, entre os dias 15 e 21, foram mais de 471 inscritos. 


Durante a solenidade de encerramento do dia 21, conduzida pelo cerimonial da UFAPE,  ocorrida no auditótio do SESC Garanhuns, estiveram presentes o Reitor da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco, Airon Aparecido Silva de Melo, o Pró-Reitor de Extensão e Cultura, Marcos Pinheiro Franque.


Em fala ao público a coordenadora Viviane Sarmento disse: 
“Fizemos uma história bonita, única e coletiva! Uma história em que educadoras e educadores, em um grupo de mais de 23 municípios agrestinos, afastados pela geografia do poder, enfrentaram as armas burocráticas, com a força e vontade da troca. Espero que aqui tenhamos criado laços que valorizem a aprendizagem, como um fim em si, explorando novas perspectivas, encorajando os nossos questionamentos e saberes, mesmo diante das incertezas que são inerentes ao sistema. Isso é abertura. É revolução”.