A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC) da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE) divulgou a publicação dos resumos expandidos do III Congresso de Extensão e Cultura (CONEX) na Revista Sendas, vinculada à mesma Pró-reitoria. Segundo a PREC, esta nova edição marca um passo significativo, não apenas para a comunidade acadêmica, mas também para a sociedade como um todo, na disseminação de conhecimentos e reflexões sobre Extensão, Arte e Cultura apresentadas durante o evento.
Realizado em novembro de 2024, o III CONEX teve como tema central "Extensão Universitária: o protagonismo discente no desenvolvimento sustentável do território". O evento promoveu discussões sobre o conceito de pertencimento, enfatizando a importância das conexões entre indivíduos e os espaços que habitam, além do papel ativo que os estudantes desempenham nesse contexto. Os trabalhos apresentados contemplaram as dimensões sociais, culturais, econômicas e ambientais essenciais para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, consolidando a Extensão como instrumento de fortalecimento das comunidades. A Revista Sendas, por sua vez, funciona como um importante elo de comunicação entre a universidade e a sociedade, representando os caminhos do conhecimento que fortalecem a conexão entre diversos saberes e práticas sociais.
Como parte da celebração das contribuições do III CONEX à Revista Sendas, a PREC também aproveitou para convidar educadores, pesquisadores e extensionistas a compartilharem suas experiências e submeterem artigos completos. Esse convite busca enriquecer o debate sobre questões relevantes ao desenvolvimento sustentável dentro das áreas de Extensão e da Arte e Cultura, promovendo uma integração ainda mais coesa entre a academia e a sociedade. Vale lembrar que a Revista Sendas é o único periódico acadêmico nacional que promove também, a divulgação de expressões artísticas e culturais populares não acadêmicas. “A diversidade de vozes na revista é fundamental para a construção de um conhecimento mais inclusivo e transformador”, comentou a professora e editora chefe da Revista Sendas, Lucilene Simões. Para a PREC, essa é uma forma de ampliar o acesso dos não acadêmicos aos espaços tradicionalmente restritos à academia, de modo que eles possam contribuir ativamente para a construção e fortalecimento de uma pluralidade social valorizada dentro do ambiente acadêmico.
A PREC promete novidades em Sendas para o próximo CONEX que serão divulgadas no próximo semestre.
Acesse a Revista Sendas: http://www.periodicos.ufape.edu.br/sendas