Na tarde da última terça-feira (26/11), o auditório B da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE) foi palco de uma animada roda de conversa com a participação de professores, técnicos e estudantes e de integrantes da comunidade local. Tradicional no Congresso de Extensão e Cultura (CONEX) da UFAPE, o momento conhecido como “Vivências Extensionistas” é considerado um dos pontos altos da programação do evento. Trata-se de uma roda de conversa totalmente voltada para a escuta dos relatos, principalmente dos atores da sociedade, sobre os impactos dos programas e projetos da Pró-Reitoria de Extensão (PREC) em suas trajetórias e na comunidade.
O “Vivências Extensionistas” do III CONEX trouxe para a universidade, como primeiro relato, as ondas sonoras com o projeto “Sintonizando o rádio na escola”, coordenado pelos docentes do curso de Letras, Profa. Angela Valéria Alves e Prof. Gustavo Henrique da Silva. A discente de Letras e bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Extensão (PIBEX), Maria Aparecida Porfírio, fez uma breve explanação do projeto realizado em parceria com a Escola Professora Elisa Coelho. Maria Aparecida mencionou que, historicamente, o ensino é voltado para a escrita e não para a fala e o projeto veio para ajudar no desenvolvimento da oralidade, especialmente dos estudantes do Atendimento Educacional Especializado. Destacou ainda, que o projeto tem sido essencial para sua formação acadêmica. No protagonismo da “Rádio Elisa FM”, estão estudantes com deficiências intelectual e auditiva e Transtornos de Déficit de Atenção e do Espectro Autista que, com alegria e irreverência, mostraram ao público presente no auditório da UFAPE o quanto o projeto impactou positivamente em suas vidas.
Logo após, Sérgio Renan Souto, discente bolsista PIBEX do curso de Medicina Veterinária, compartilhou sua experiência no projeto de extensão 'Canpet: Diga Não ao Câncer em Pets', coordenado pela Profa. Nair Lira. Sérgio enfatizou a importância de sensibilizar a população sobre os tipos de câncer que podem acometer cães e gatos, destacando o impacto positivo das campanhas realizadas. “Essas ações não apenas promovem maior bem-estar animal, mas também reforçam a conscientização sobre a posse responsável”, comentou Sérgio. Ele mencionou, com destaque, a campanha realizada no Dia das Crianças, no Parque Euclides Dourado, que atraiu um grande público e permitiu aos extensionistas abordar diretamente a comunidade sobre a prevenção e os cuidados relacionados ao câncer em pets.
Encerrando a tarde do “Vivências Extensionistas”, o diálogo ficou por conta do projeto “O pedagogo em espaços não escolares: desafios e potencialidades da atuação na FUNASE”, coordenado pela Profa. Maria José Gomes com apoio de vários docentes da Pedagogia, incluindo às presentes no momento, as professoras Leila Britto e Kátia Araújo. FUNASE é a sigla da Fundação de Atendimento Socioeducativo, um órgão que tem a finalidade de execução da política de atendimento aos adolescentes envolvidos ou autores de ato infracional, com privação ou restrição de liberdade. As integrantes do projeto juntamente à coordenadora geral do CASE/CENI/FUNASE, Paula Cibele Pinto de Almeida, relataram as vivências das ações do projeto com os adolescentes em contexto de vulnerabilidade social. Poliane Mulatinho, estudante de Pedagogia e bolsista PIBEX, relatou sobre o surgimento do projeto, os desafios enfrentados e a importância da Extensão na formação pedagógica, promovendo diálogo com profissionais experientes e a desconstrução de preconceitos. Foram ainda abordadas atividades realizadas com os socioeducandos, como aulas regulares, práticas artísticas e culturais, que contribuem para sua formação integral. O projeto reafirma o papel transformador da educação, ampliando horizontes dos pedagogos e promovendo inclusão e reintegração social.
Essas atividades de extensão são fundamentais para consolidar a relação Sociedade e Universidade, promovendo uma troca rica de saberes e experiências que transformam tanto os envolvidos nos projetos quanto as comunidades atendidas. O “Vivências Extensionistas” se destaca como um espaço essencial para o diálogo, onde diferentes perspectivas se encontram, fortalecendo o papel da Extensão universitária como um elo poderoso para o desenvolvimento humano, social e educacional.