Durante o mês do novembro de 2024 ocorreu o I Ciclo de Debates “Geografias Negras, Educação e Temáticas Contemporâneas”, organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Geografia (GEPEG), vinculado ao Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco – UFAPE, e coordenado pela professora Caline Mendes de Araújo.
A atividade de caráter interdisciplinar ocorreu no formato híbrido, tendo como objetivo discutir os temas contemporâneos ligados à Educação e ao debate sobre as Geografias Negras, considerando, espaços, agentes, escalas e processos socioespaciais diversos. E contou com três momentos, a saber: 1ª Roda de Diálogo online realizada no dia 14-11-2024; 2ª Roda de Diálogo online que aconteceu no dia 21-11-2024; e Aula de Campo com destino à Comunidade Quilombola do Atoleiro (Caetés – PE).
Tais momentos tiveram por finalidade estabelecer uma série de debates e reflexões no Mês da Consciência Negra. Por este motivo, foram convidados(as) pesquisadores(as), professores(as) que, de alguma maneiram, investigam ou se vinculam à temática. O primeiro momento contou com a mediação da estudante do Curso de Pedagogia da UFAPE, Maria Eduarda Joventino, e com a participação das professoras Rita de Cássia Lira (Mestranda em Geografia/UFPB) e Priscila Batista Vasconcelos (Professora do Curso de Geografia/UFPE) que trataram dos seguintes temas, respectivamente, “Educação e Geografias Negras: notas afrocentradas para compor o debate contemporâneo” e “Formação de Professores e Educação das Relações Étnico-raciais”. O segundo encontro teve como mediador o estudante do Curso de Pedagogia (UFAPE), Lucenildo Vicente, e como palestrantes Aline Paixão (Mestre em Antropologia Social/UFPB) e Fernando Mamedio (Graduando em Ciências Sociais/UFPB) com o tema “A importância da extensão universitária para Educação Quilombola” e Jordânia Aline Santos (Professora de Geografia – IFAL) com a seguinte temática: “Caminhos para uma geografia escolar antirracista: compartilhando experiências.” De maneira complementar, nos dois dias foram abordados temas relativos aos três pilares essenciais da universidade, quais sejam, pesquisa, ensino e extensão.
Finalizando a proposta pedagógica, o GEPEG organizou uma aula de campo à Comunidade Quilombola do Atoleiro – Caetés/PE que foi mediada pelo estudante, integrante do GEPEG e morador da comunidade, Lucenildo Vicente. A proposta da atividade, intitulada “Andanças”, foi aliar as reflexões teóricas realizadas nos encontros online durante o Ciclo de Debates “Geografias Negras, Educação e Temáticas Contemporâneas” às vivências do estudo de campo no contexto do Mês da Consciência Negra, ressaltando que tais abordagens não deve ser vincular somente a este mês, mas deve se tratar de discussões permanentes.
Na aula de campo, foi possível conhecer um pouco do cotidiano do lugar, as práticas pedagógicas desenvolvidas pela escola da comunidade, bem como alguns espaços importantes no qual o grupo esteve presente, conhecendo e dialogando sobre os problemas e potencialidades do espaço geográfico visitado, contando com a recepção e acolhida de pessoas do próprio lugar como a gestora e a coordenadora da escola, Sônia Rocha e Ivoneide Inácio, além do morador, liderança comunitária e vereador quilombola conhecido como “Moreira do Atoleiro” que nos apresentou um pouco da história de resistência do lugar.