Protagonismo discente na Extensão e Territorialização dos ODS são destaques na manhã do primeiro dia do III CONEX

Enviado por mateus em Qui, 28/11/2024 - 12:00

Na última terça-feira (26/11), como parte da programação do SAPIENS, ocorreu o primeiro dia do III Congresso de Extensão e Cultura (III CONEX) da UFAPE, um evento promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC). O tema do CONEX deste ano é “Extensão Universitária: o protagonismo discente no desenvolvimento sustentável do território” que teve a intenção de promover reflexões, diálogos e ações sobre o papel dos estudantes como agentes transformadores na construção de soluções sustentáveis para os desafios enfrentados pelas comunidades locais.

Durante a manhã, houve a abertura oficial do evento, conduzida pelo Prof. Marcos Pinheiro Franque, Pró-Reitor de Extensão e Cultura da instituição. Em seguida, a convite da PREC, o Grupo de Teatro “Quem Somos Nós”, formado por alunos da EREM Narciso Correia (Paranatama - PE), apresentou a peça teatral “A Jornada de Inaiá: Ecos do Passado, Vozes do Presente”. Sob direção da professora Isabel Bortnik, a peça conecta passado e presente, unindo elementos da era colonial e as histórias de povos indígenas, africanos e portugueses. Traz, ainda, a reflexão sobre empoderamento, resistência, persistência na justiça e a evolução das causas sociais.

Ainda pela manhã, após o intervalo, ocorreu a mesa-redonda com o tema “O protagonismo discente na Extensão Universitária e a territorialização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”. O debate contou com a presença da Profa. Leila Nascimento (docente do curso de Pedagogia), Rodrigo Lucas (discente do curso de Pedagogia), Adelma Elias da Silva (discente de pós-graduação no PROFLETRAS) e a Profa. Paula Lisboa, mediadora e integrante da PREC/UFAPE. Durante a mesa-redonda, foram discutidos o papel dos discentes em ações extensionistas atuais, o desenvolvimento sustentável dos territórios locais e o protagonismo que exercem na extensão universitária. Também foram abordadas formas como os docentes e a instituição podem apoiar e fomentar esse protagonismo.

A manhã deste primeiro dia foi repleta de momentos emocionantes e de reflexões, com ênfase no protagonismo discente e na territorialização dos ODS. As apresentações e debates evidenciaram o papel crucial do estudante universitário na construção de soluções para os desafios locais, refletindo seu compromisso com o desenvolvimento sustentável em suas dimensões social, econômica e ambiental. Ações como soluções que não apenas reforçam o impacto positivo nas comunidades, mas também que destacam a capacidade do estudante de transformar realidades, integrando conhecimentos acadêmicos com experiências práticas em prol de um futuro mais justo, inclusivo e sustentável.