Pela primeira vez, a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE) está participando da trajetória para obtenção do Selo ODS Educação 2024, promovido pelo Instituto Selo Social. Este selo é uma certificação de reconhecimento de universidades que desenvolvem iniciativas, nos eixos de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, que estejam alinhadas e comprometidas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.
Na primeira fase de avaliação, de um total de 25 iniciativas cadastradas na Plataforma Selo Social, 19 foram aprovadas pela assessoria do Instituto Selo Social e seguem para análise da curadoria do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030. Essa curadoria tem como objetivo validar os impactos sociais dos projetos, ao mesmo tempo em que proporciona aos curadores uma visão detalhada de como a UFAPE está contribuindo com a implementação da Agenda 2030 no seu território.
As 19 iniciativas da UFAPE envolvem projetos, programas, ações e campanhas lideradas por docentes e técnicos, beneficiando cerca de 5 mil pessoas. “Estamos confiantes e esperançosos da certificação destas iniciativas com o Selo, pois todas elas reafirmam nosso compromisso, como instituição de ensino, com o desenvolvimento econômico, social e ambiental do nosso território”, destacou a professora Lucilene Simões, gestora da plataforma Selo Social pela UFAPE. Além do impacto social e da visibilidade das iniciativas, a certificação com o Selo ODS Educação traz vários benefícios aos coordenadores de projetos e servem de inspiração para que a comunidade acadêmica desenvolva novas iniciativas sustentáveis que também possam ser certificadas com o selo.
A conquista do selo ODS Educação tornará a UFAPE oficialmente reconhecida por seu compromisso em promover e desenvolver atividades alinhadas aos princípios globais de desenvolvimento sustentável. O resultado das instituições de ensino que serão certificadas neste ciclo 2024 será anunciado em 10 de dezembro. Até lá, a UFAPE aguarda com expectativa a oportunidade de compartilhar experiências com outras instituições de ensino na cerimônia de certificação, que ocorrerá no Museu do Amanhã, em março de 2025.