O Ministério da Educação (MEC), pela Portaria SESu/MEC n.° 22, de 07 de junho de 2024, ampliou o Programa de Bolsa Permanência (PBP) com 5.600 novas vagas e tem afirmado intenção de universalizar o acesso ao Programa para estudantes indígenas e quilombolas.
Nesta última quarta-feira, dia 12 de junho, a UFAPE recebeu a cota de 13 novas bolsas, quantitativo suficiente para atendimento de todos(as) os(as) estudantes que aguardavam vagas na Lista Única de Espera do PBP, conforme resultado do Edital 01/2024 -PRAE.
De acordo com a Pró-Reitora de Assistência Estudantil, Joselya Claudino, o PBP-MEC é a mais importante ação afirmativa para permanência de indígenas e quilombolas, sendo fruto da histórica luta dos povos tradicionais por acesso à Educação Superior. Ressaltou também que após sérias limitações sofridas pelo Programa entre 2016-2022, as medidas recentes do Governo Federal têm garantido a ampliação do acesso, sendo fundamentais para as condições de permanência desses estudantes na universidade.
A PRAE publicará em breve mais um edital para formação de nova lista de espera, contando com a possibilidade de que mais vagas possam ser liberadas para a UFAPE ainda em 2024.