A última mesa redonda do primeiro dia do UFAPE em FOCO teve como tema “Ações da gestão de pessoas e assistência estudantil" foi iniciada com a fala de Ozias Henrique (Diretor (DGFI/PRAE), que enfatizou a importância dos programas de assistência estudantil e o benefício aos estudantes em situação de vulnerabilidade econômica. Também abordou a retomada das residências universitárias que, após a flexibilização das medidas de segurança, tem sido ocupada gradativamente. O diretor enfatizou, ainda, que a residência não tem condições adequadas, mas que a UFAPE está lutando para a construção de uma moradia melhor para os discentes e que as ações da Pró-reitoria de Assistência Estudantil têm o intuito de favorecer esses programas dentro da instituição.
Em seguida a fala foi passada para Marlon Esdras ((Diretor DAP/PROGEPE), que apresentou as atividades desenvolvidas pela DAP e enfatizou que o maior desafio é a falta de funcionários. A fala foi passada, então, para a Diretora do Departamento de Qualidade de Vida (DQV), Nadja Macêdo, que apresentou os objetivos do DQV, entre os quais, a busca pela qualidade de vida durante o trabalho dos servidores da UFAPE. Ela apresentou diversos trabalhos realizados no âmbito de assistência psicossocial de discentes e servidores, principalmente pós pandemia, e destacou o trabalho de monitoramento de Covid-19 realizado pelo departamento. Em seguida, a palavra foi passada para o discente José Valdeilton Gonçalo, participante do movimento estudantil e membro do diretório acadêmico de Letras. O estudante afirmou que a UFAPE "é a nossa casa e nós temos a oportunidade de estruturar para que deixemos uma herança para aqueles que virão".
O primeiro dia do II Seminario UFAPE em FOCO se encerrou com uma apresentação musical oferecida pela PREC, em conjunto com a FUNASE, o projeto Pontes Educativas Através da Música.