Nota da Reitoria - 19 anos das origens da UFAPE

Enviado por dcom em Qui, 05/09/2024 - 09:27

A data de 05 de setembro sempre será especial para a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE).
Criada em abril de 2018, esta Instituição teve o início de suas atividades a partir do quinto dia do nono mês do ano 2005, através da Unidade Acadêmica da UFRPE (UAG), que culminou na UFAPE.
Nesta data simbólica, é momento de a Administração Superior da UFAPE reforçar o seu compromisso de buscas constantes por melhorias desta Universidade, que segue orientada pela cidadania, liberdade, dignidade da pessoa humana, pelos valores sociais do trabalho e pelo pluralismo político.

Nessas quase duas décadas de história, já foram formadas aproximadamente 3 mil pessoas, entre graduação e pós-graduação.

Atualmente, a UFAPE é uma das instituições-chaves para o desenvolvimento do Agreste pernambucano, que possui uma cadeia produtiva bem ampla e diversa.

Nessa perspectiva, nossa Universidade assume o protagonismo para promoção de ensino, pesquisa, extensão, inovação e empreendedorismo, de modo a atender os anseios do meio em que se insere.

A presente data também é um marco significativo que representa não apenas o fortalecimento contínuo de nossa Instituição, representa ainda a realização dos sonhos e o empenho de todos que contribuíram para nossa trajetória.
Importante destacar o valoroso apoio do corpo de técnicos-administrativos, terceirizados e docentes para que, ao longo desses anos, esta instituição de ensino superior tenha se constituído e se modelado.

Ao longo destes 19 anos, nossa Universidade tem avançado significativamente em várias áreas, estabelecendo um sólido legado de qualidade educacional e impacto social.

Neste momento, pelas lentes da UFAPE, olhamos para o futuro com otimismo e determinação.

Seguimos no intuito de conduzir a trajetória de crescimento e excelência, buscando novas formas de contribuir para o desenvolvimento da educação e da sociedade.

Garanhuns, 05 de setembro de 2024.

Airon Aparecido Silva de Melo
UFAPE