Hospital Veterinário Universitário

HOSPITAL VETERINÁRIO UNIVERSITÁRIO - HVU.REIT
Diretora:
 Sílvia Elaine Rodolfo de Sá Lorena
Secretário: Leandro Henrique Carneiro Gonçalo
E-mail: direcao.hospveterinario@ufape.edu.br

Coordenadoria de Pequenos Animais - CPAN.HVU
Coordenador:
 Breno Menzes dos Santos
E-mail: direcao.hospveterinario@ufape.edu.br

 

HVU

Foto 1 - Entrada principal do HVU/UAG.

O Hospital Veterinário Universitário - HVU da Unidade Acadêmica de Garanhuns - UAG é um órgão subordinado destinado a UFRPE à assistência médico-veterinária hospitalar, subordinado diretamente à Vice-Reitoria, que tem como objetivo geral promover o desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão da medicina veterinária, servindo de base e complementação da formação de estudantes da graduação e pós-graduação, bem como o atendimento à sociedade em geral (Fotos 1 e 2).

Embora, o Regimento Interno do Hospital Veterinário Universitário - HVU da Unidade Acadêmica de Garanhuns - UAG da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE HVU/UAG ter sido enviado para as Câmaras Políticas da UFRPE em 2014, o mesmo fora aprovado um ano após, no dia 3 de março de 2015, através da Resolução Nº 014/2015 do CONSU/UFRPE.

Em 2015 as atividades de ROTINAS – atendimento à comunidade foi implantado parcialmente. Entretanto, a concretização do HVU/UAG ocorreu através da INAUGURAÇÃO OFICIAL datada de 10 de março de 2016.

Foto 2 - Entrada secundária do HVU/UAG.

HVU

ESTRUTURA FÍSICA ATUAL DO HVU/UAG

A área física atual do Hospital Veterinário Universitário - HVU/UAG, é dividida em dois blocos, assim denominados:

BLOCO ADMINISTRATIVO: Estacionamento (Veículos e Motos); Banheiros Públicos (03); Recepção; Alojamento da Residência Médico Veterinária – Conforto Masculino e Feminino (dois); Sala de Estudo de Residentes; Depósito de Material de Limpeza - DML; Almoxarifado; Sala da Direção; Sala de Médicos Veterinários; Banheiros Administrativos (cinco); Copa; Sala de Apoio de Docentes e o Auditório (capacidade para 50 pessoas).

BLOCO HOSPITALAR: Farmácia; Ambulatórios Clínicos que são 7 (sete); Laboratório de Medicina Veterinária Preventiva (duas salas); Laboratório de Patologia Clínica; Centro Cirúrgico: sala de preparo dos animais; sala de paramentação (masculina e feminina); duas salas de cirurgia; sala de recuperação anestésica; expurgo; lavanderia; Central de Material de Esterilização – CME; Diagnóstico por imagem: sala de ultrassonografia e eletrocardiografia; sala de aparelho de Raios X e sala de interpretação de laudos.

DA ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA

São órgãos da Administração do Hospital Veterinário Universitário – HVU/UFAPE:

I – Direção – órgão de direção executiva que coordena, supervisiona e controla as atividades de administração do Hospital Veterinário Universitário;
II – Conselho Hospitalar – órgão normativo, consultivo e deliberativo que juntamente à direção exercem a administração do Hospital Veterinário Universitário.

DA DIREÇÃO DO HOSPITAL VETERINÁRIO

A Direção é constituída pelo Diretor do Hospital Veterinário Universitário – HVU/UFAPE e pelo Substituto Eventual, que o substituirá em suas ausências e impedimentos, sendo ambos Médicos Veterinários do quadro de funcionários da UFAPE e, designados pela Reitoria através de Portaria.
Prof. Almir Chalegre de Freitas – Diretor
Rodrigo Vital Gouveia de Sousa – Substituto Eventual

DO CONSELHO HOSPITALAR

O Conselho Hospitalar do Hospital Veterinário Universitário – HVU é constituído por servidores lotados na Universidade Federal do Agreste de Pernambuco- UFAPE e tem a seguinte composição:
I – O Diretor do Hospital – Prof. Dr. Almir Chalegre de Freitas
II – Um Docente representante da Área Laboratorial (Bacterioses, Viroses, Patologia Clínica e Diagnóstico por Imagem), indicado por seus pares – Profa. Dra. Tania Alen Coutinho. 
III – Um Médico Veterinário representante da Área Laboratorial (Bacterioses, Viroses, Patologia Clínica e Diagnóstico por Imagem), indicado por seus pares – Júlio César Simões de Souza.
IV – Um Docente representante da Área Clínica Médica, indicado por seus pares – Profa. Dra. Rute Chamié Alves de Souza.
V – Um Médico Veterinário representante da Área Clínica Médica, indicado por seus pares – Breno Menezes dos Santos.
VI – Um Docente representante da Área Clínica Cirúrgica e Anestesiologia, indicado por seus pares – Profa. Dra. Sílvia Elaine Rodolfo de Sá Lorena.
VII – Um Médico Veterinário representante da Área Clínica Cirúrgica e Anestesiologia, indicado por seus pares – Rodrigo Vital Gouveia de Sousa.
VIII – Um representante dos servidores técnico-administrativos lotados no HVU – Jener David Gonçalves dos Santos.
IX – Um representante do Corpo Discente do Curso de Graduação em Medicina Veterinária, indicado pelo Diretório Acadêmico – DA do Curso – José Antônio Sirino Pacheco.
X – Um Médico Veterinário residente, representante da Residência Médica. Esta vaga será preenchida posteriormente, com a implantação da Residência Médica Veterinária.

SETORES DO HVU/UAG

O Hospital Veterinário Universitário – HVU/UAG dispõe de 6 (seis) setores.

ADMINISTRATIVO

O setor administrativo tem como finalidades planejar, programar, coordenar e avaliar as atividades inerentes à gestão da documentação administrativa, do apoio logístico, de recursos humanos, de tecnologia da informação e dos assuntos econômico-financeiros, observando as diretrizes constantes no Regimento Interno do HVU e nas Normas Internas dos Setores que compõem o HVU. Este setor está localizado dentro do Bloco Administrativo, conforme supracitado na Estrutura Física do HVU.

Responsável: Prof. Dr. Almir Chalegre de Freitas - Diretor

Médico Veterinário: Rodrigo Vital Gouveia de Sousa - Substituto Eventual

 

Os demais SETORES que serão descritos abaixo fazem parte do BLOCO HOSPITALAR.

FARMÁCIA

A farmácia do HVU/UAG tem como objetivo dispensar medicamentos e material médico-hospitalar para servidores públicos (médicos veterinários – docentes que desenvolvem atividades no HVU e técnicos lotados no HVU) e residentes médicos veterinários para atender aos procedimentos de aula prática e de rotina sob responsabilidade do solicitante. As atividades desenvolvidas no setor estão relacionadas com a gestão, logística e sistemática de distribuição de medicamentos e correlatos; e o uso racional de medicamentos.

Responsável: Dr. Jener David Gonçalves dos Santos - Farmacêutico

LABORATÓRIO DE MEDICINA VETERINÁRIA PREVENTIVA

Estrutura física responsável por prover diagnóstico complementar aos serviços da clínica médica de pequenos animais - microbiologia. É composto por bacterioses e viroses.

Responsável: Profa. Dra. Tania Alen Coutinho

LABORATÓRIO DE PATOLOGIA CLÍNICA

Os principais serviços de um laboratório de Patologia Clínica Veterinária estão relacionados com os exames hematológicos, citológicos, dosagens bioquímicas, urinálise e análise de líquidos cavitários.

Responsável: Talles Monte de Almeida - Médico Veterinário

                         Aldísio Alencar Gomes - Técnico em Laborátorio

Foto 3 - Laboratório de Patologia Clínica.

HVU

LABORATÓRIO DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

O Setor de Diagnóstico por Imagem – SDI (FOTO 5) tem como objetivo realizar exames em diagnóstico por imagem nos animais de companhia. Estes animais são os mesmos que forem atendidos no Hospital Veterinário Universitário – HVU, seja como animal de rotina ou de aula prática que necessitem dos exames oferecidos pelo SDI. Deverão ser encaminhados para o setor mediante o preenchimento de uma guia de solicitação de exames e assinada pelo médico veterinário responsável pelo atendimento.

Responsável: Júlio Cesár Simões de Souza - Médico Veterinário

CLÍNICA MÉDICA DE PEQUENOS ANIMAIS

O Setor de Clínica Médica de Pequenos Animais é uma área imprescindível na prática da Medicina Veterinária. Sua maior atribuição está relacionada ao diagnóstico e tratamento de uma diversidades de enfermidades – dermatológicas, cardiológicas, neurológicas, oncológicas, ortopédicas, oftalmológicas, endocrinológicas, que ocorrem na Rotina Clínica Hospitalar, promovendo o bem-estar animal, e contribuindo dessa forma com a saúde pública, através do controle às doenças zoonóticas.

Responsável: Rinaldo Cavalcanti Ferri - Médico Veterinário 

                         Breno Menezes dos Santos- Médico Veterinário

                         Suzane Duarte Souza Justo - Técnico auxiliar      

 

CIRURGIA E ANESTESIOLOGIA DE PEQUENOS ANIMAIS

O Setor de Cirurgia e Anestesiologia de Pequenos Animais – SCA do HVU/UAG (FOTOS 1) é composto por várias áreas interligadas entre si, a fim de promover ótimas condições para que a realização do ato cirúrgico ocorra de maneira satisfatória, busca proporcionar cuidados ao paciente e a recuperação ou melhora do mesmo, por meio de intervenção cirúrgica, dando assistência integralmente e eficientemente ao paciente no pré, trans e pós-operatório, com a finalidade final de oferecer segurança e Bem-Estar Animal.

Responsável: Rodrigo Vital Gouveia de Sousa - Médico Veterinário

                        Vandilson Rodrigues da Silva-Médico Veterinário

ATIVIDADES DE EXTENSÃO

O Hospital Veterinário Universitário - HVU/UFAPE é um “hospital escola”  que presta serviços hospitalar a animais de companhia - cães e gatos à sociedade em geral. Os serviços prestados no momento, incluem: atendimentos clínicos, procedimentos cirúrgicos e anestésicos, exames de apoio laboratorial como os de patologia clínicica veterinária e os de diagnóstico por imagem (eletrocardiograma e ultrassonografia), além de fluidoterapia e curativos - enfermagem.

O HVU/UFAPE oferece atendimentos de ROTINA como “atividades de extensão” à comunidade em geral; sendo efetuados exclusivametne estes atendimentos e procedimentos pelos Médicos Veterinários efetivos do HVU e pelos docentes do Curso de Medicina Veterinária da UAG que desenvolvem atividades dentro do HVU.

O campo de abrangência do HVU/UAG inclui o município de Garanhuns e as cidades circunvizinhas das regiões do Agreste Meridional, do Agreste Setentrional e do Agreste Central do estado de Pernambuco.

Foto 4 - Tutores na fila para fazer o cadastro do paciente cão e/ou gato na Recepção do Bloco Administrativo pelos funcionários efetivos e terceirizados​.

HVU

Em, virtude da proximidade com o estado de Alagoas, muitos tutores de animais de companhia recorrem aos serviços prestados pelo HVU.

Prof. Dr. Almir Chalegre de Freitas

Diretor do HVU/UAG

Portaria Nº 1312/2015 – GR

Outras informações

Telefone: (087) 3764-5585

Email: coordenacao.hospveterinario@ufape.edu.br

 

Funcionamento do HVU durante a Pandemia: http://ufape.edu.br/br/comunicado/hospital-veterin%C3%A1rio-universit%C3...