Brasão e Logotipo

 

                                              

Desde o dia 14 de dezembro de 2022, a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco – UFAPE exibe uma nova identidade visual, desenvolvida e escolhida pela sua comunidade acadêmica. O Brasão, de autoria do servidor Felipe Rodrigues dos Santos, tem a proposta de retratar o cenário em que surge a UFAPE.

O sol, presente também na bandeira do estado de Pernambuco, simboliza o nascimento da Instituição na região do Agreste, que é representada pela elevação rochosa, indicando sua localização no planalto da Borborema.

Além disso, foram representados no brasão o pássaro anu, ave que deu origem à cidade sede, Garanhuns, e sete semiarcos, simbolizando as sete colinas e remetendo ao arco-íris da bandeira de Pernambuco.

As três tochas com respectivas chamas representam o ensino, a pesquisa e a extensão promovidos pela Universidade.

A frase em latim “vertendo per educationem” significa “transformando através da educação”, um marco para a instituição desde os tempos de UAG-UFRPE, uma vez que a universidade transformou a região do Agreste e muitas vidas, sendo essas últimas representadas no brasão pelas folhas que, assim como na natureza, representam o ciclo da vida.

As imagens abaixo são as que devem ser utilizadas por toda a comunidade acadêmica.

Ressalta-se que, a opção de escolha de alguma destas imagens dependerá do tipo e/ou da cor do material em que for reproduzida, tais como, papéis, tecidos, redes sociais ou qualquer outra superfície. Não é permitida, portanto, qualquer alteração nas referidas imagens.

Quaisquer dúvidas, enviar e-mail para: dcomu@ufape.edu.br

Manual de Identidade Visual da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco

Arquivos da identidade visual - UFAPE