NOTA OFICIAL DA UFAPE SOBRE A REDUÇÃO DO ORÇAMENTO DE 2024

Enviado por DCOMU em Sáb, 23/12/2023 - 18:07

O reitor da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco, Prof. Airon Melo, apresenta  vem por meio desta nota à comunidade acadêmica e à sociedade em geral informes sobre a discussão acerca da aprovação do Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) 2024 pelo Congresso Nacional. O orçamento aprovado para todas as Universidades Federais possui perda superior a R$ 300 milhões em relação a 2023. É uma situação, no mínimo, desafiadora realizar a gestão universitária numa situação tão adversa.

Esse cenário não faz jus a importância e relevância das Universidades brasileiras ao longo da formação socioeconômica do Brasil, seu papel de indutor social e de promotor de inovação tecnológica e desenvolvimento territorial com foco na sustentabilidade. Assim, vemos como urgente a sensibilidade para a recomposição orçamentária das instituições Federais de Ensino Superior para assegurar o seu bom funcionamento.

Garanhuns, 23 de dezembro de 2023.

Prof. Dr. Airon Aparecido de Melo
Reitor da UFAPE