UFAPE comemora 17 anos com café

Enviado por suzana em Seg, 05/09/2022 - 09:40

No ano de 2018, foi instituída a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), a partir da Lei Federal nº 13.651, de 11 de abril de 2018, através do desmembramento da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) / Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG).
Tal Unidade havia sido criada no ano de 2005, por meio do programa de expansão universitária. Desta forma, a UFAPE assumiu a estrutura física, patrimonial e de pessoal da UAG/UFRPE.
Em 1º de janeiro de 2019, por meio do Decreto nº 9.660, o Poder Executivo vinculou a UFAPE como entidade da administração pública federal.
Em solenidade realizada no MEC, em Brasília-DF, no dia 12 de dezembro de 2019, o Professor Dr. Airon Aparecido Silva de Melo, até então Diretor Geral e Acadêmico da UAG/UFRPE, tomou posse como Reitor Pro Tempore da UFAPE.
Desde então, a UFAPE tem desenvolvido a missão de fomentar, produzir e difundir conhecimentos e inovação, através das atividades de ensino, pesquisa e extensão, em consonância com as especificidades regionais, com a sustentabilidade socioambiental e a diversidade social, econômica e cultural.
Entre os objetivos da Universidade, podemos destacar a consolidação e o fortalecimento do processo de interiorização do ensino superior, nas modalidades de ensino de graduação e da pós-graduação, a afirmação da identidade simbólica, contextual e as especificidades regionais que caracterizam os espaços do agreste e do sertão nordestinos em seus diferentes territórios e a oferta às populações que vivem nas regiões e territórios afastados das metrópoles o acesso à educação integral, gratuita e de qualidade, contemplando variados níveis de formação nas diversas áreas do conhecimento científico e informacional.
Nesta comemoração dos 17 (dezessete) anos da UFAPE, destacamos sua existência marcada pela incessante defesa da ciência e da universidade pública, reiterando, por meio de sua atuação, o papel que vai além do ensino, da pesquisa e da extensão.
A instituição também assiste à população e aos diversos setores sociais da região, contribuindo, através da inovação e da tecnologia, para a transformação de realidades.
A história da universidade, escrita por muitas mãos, especialmente de servidores e estudantes, é permeada por grandes desafios e pela busca constante da excelência universitária.
Por isso, fazemos votos de um futuro longo e próspero à UFAPE e que, nos anos vindouros, nossa comunidade educacional permaneça se dedicando à tarefa de consolidar seu caráter científico e civilizatório, irradiando cidadania e avanços para a sociedade.

imagem-slide-show