A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) desempenha um papel central na administração e no desenvolvimento de políticas de recursos humanos dentro da UFAPE, atuando de maneira estratégica na gestão de servidores. A criação da PROGEPE na UFAPE marca um momento de transformação e crescimento institucional, fortalecendo processos administrativos e ampliando o suporte aos servidores, tanto no âmbito técnico-administrativo quanto na promoção da qualidade de vida no trabalho.
A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) deriva-se da Seção de Gestão de Pessoas, Assistência e Promoção à Saúde e SCDP.
Como Seção, a estrutura organizacional compunha-se de um (01) técnico-administrativo e uma (01) colaboradora terceirizada, cujos trabalhos, na execução da política de pessoal, voltavam-se para um público estimado de 266 servidores (técnicos-administrativos e docentes).
Com a criação da Pró-Reitoria, implantaram-se três Diretorias e suas respectivas Coordenadorias e Seções, de modo que os serviços feitos pela tutora (a Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE), à medida que a PROGEPE-UFAPE tiver condições de executá-los, passe a fazê-los. Nessa transição, muitas atividades foram assimiladas, entretanto, pelo quantitativo insuficiente de pessoal,
algumas delas ainda estão em processo de desmembramento.
No sentido de ampliar o quadro de técnicos-administrativos, procedeu-se à admissão de setenta (70) novos servidores, mediante aproveitamento, redistribuição e concurso público. Com isso, não apenas a Progepe recebeu reforços de pessoal, como também setores vinculados à Reitoria e às demais Pró-Reitorias da UFAPE. No que se refere ao incremento de pessoal da PROGEPE, este repercutiu
positivamente no volume e variedade de processos atendidos pelo Departamento
de Administração de Pessoas (DAP), pelo Departamento de Qualidade de Vida
(DQV) e pelo Departamento de Desempenho e Desenvolvimento de Pessoas(DDP).
O DAP, como departamento responsável pela administração da vida funcional dos servidores, ampliou suas atividades de cadastros, controle e registro de frequência, pagamentos, benefícios e aposentadorias. Este setor, com o acréscimo de quatro (04) servidores, tem fortalecido sua busca por garantir a manutenção dos direitos e deveres de seu quadro de pessoal, inclusive, com o apoio que a designação recente da Assessora de Legislação de Pessoal da PROGEPE vem proporcionar.
O DQV e suas Seções são responsáveis por estabelecer políticas de Qualidade de Vida no Trabalho, oferecer serviços de promoção, prevenção e vigilância à saúde dos servidores e coordenar ações de perícia oficial e registro de informações e agravos à saúde – licenças médicas, acidentes de trabalho, etc. Anualmente, o Departamento realiza a Semana de Saúde Mental para toda a comunidade
acadêmica da UFAPE, com o objetivo de abordar temas relacionados à saúde mental. O acréscimo de quatro (04) servidores para compor a equipe permitirá ao Departamento ampliar suas ações e programas, visando melhorias na qualidade devida do servidor.
O DDP tem o papel de planejar, coordenar e executar as ações de concursos, admissão, movimentação, acompanhamento, avaliação de desempenho, progressões e ações de capacitação e formação, que proporcionem o desenvolvimento dos servidores. No desempenho desse papel, destaque-se a realização do primeiro concurso público de técnicos-administrativos da UFAPE.
Ademais, com o acréscimo de dois (02) técnicos-administrativos, o DDP poderá planejar a otimização de processos e rotinas de trabalho.
Por fim, a PROGEPE tem se consolidado como órgão de gestão das políticas, processos, projetos e ações de promoção do desenvolvimento dos servidores e com o consequente fortalecimento da UFAPE.