Pós-Graduação na UFAPE: uma história de transformação de vidas e ampliação da pesquisa e do desenvolvimento acadêmico e profissional no Agreste de Pernambuco

Enviado por mateus em Sex, 06/09/2024 - 15:12

Ao longo dos 19 anos de existência, a pós-graduação da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE) tem transformado vidas e impulsionado o desenvolvimento acadêmico e profissional de centenas de pessoas.

A jornada começou em 2010, quando a UFAPE, então UAG da UFRPE, aprovou seus primeiros três cursos de mestrado: Produção Agrícola (PPGPA), Sanidade e Reprodução de Animais de Produção (PPGSRAP), e Ciências Animais e Pastagens (PPGCAP). Esse foi o marco inicial de um caminho de sucesso. Em 2019, foi aprovado o mestrado em Ciências Ambientais (PPCIAM), elevando o número para quatro mestrados acadêmicos. Além disso, a instituição também oferece o Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS).

Desde então, quase 480 mestres foram formados, muitos dos quais ocupam cargos de destaque em instituições nacionais e internacionais, como o caso de um egresso do PPGCAP que hoje é docente na Universidade do Alabama, nos Estados Unidos. Outros egressos têm se destacado como operadores na agronomia, ajudando a revolucionar o setor agrícola em várias regiões do Brasil.

Em 2023, a UFAPE alcançou mais uma grande conquista ao aprovar o primeiro Doutorado na área de Ciências Agrárias I no Agreste, que já está com sua segunda turma em andamento. Além disso, a universidade está aguardando a aprovação de projetos para três novos cursos de mestrado: em Computação, Educação e Letras, o que promete expandir ainda mais sua oferta de formação avançada.

Paralelamente, alguns professores contribuíram para a criação de três programas de pós-graduação lato sensu: Especialização no Ensino da Botânica, Residência Profissional Agrícola e Residência em Desenvolvimento de Software para Web e Dispositivos Móveis. Essas iniciativas têm contribuído significativamente para a inserção de egressos no mercado de trabalho, promovendo o desenvolvimento regional e nacional.

A pós-graduação também tem sido essencial para a captação de recursos, com mais de 3,5 milhões de reais já arrecadados por meio de pequenos projetos, além de investimentos destinados à construção de um prédio de laboratórios e outro, que em breve será iniciado, com salas de aula e auditório exclusivos para a pós-graduação.

Esses resultados são frutos do trabalho coletivo de docentes, discentes, técnicos administrativos, administração superior, terceirizados, além da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação através do Pró-Reitor, Prof. José Romualdo de Sousa Lima, da Diretora do Departamento de Pós-graduação, Erika Valente de Medeiros, e todos que fazem a PRPPGI. Todos desempenham um papel fundamental na construção e consolidação da pós-graduação na UFAPE.