PRAE no Encontro Nacional do Fórum de Pró-reitores de Assuntos Estudantis - FONAPRACE

Enviado por joao em Qua, 12/06/2024 - 12:22

A Pró-Reitora de Assistência Estudantil, Joselya Claudino, e a Coordenadora de Gestão Alimentar e Restaurante Universitário da UFAPE, Sonara de França, participaram do Encontro Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Assuntos Estudantis (FONAPRACE), realizado de 4 a 6 de junho em Brasília–DF.

Durante o evento, foram discutidos temas estratégicos para a permanência estudantil nas universidades, incluindo o Projeto de Lei do PNAES (Programa Nacional de Assistência Estudantil), que atualmente tramita no Senado Federal, a matriz de distribuição de recursos do PNAES para as instituições, e ações afirmativas para pessoas trans, pessoas com deficiência e estudantes mães/pais, entre outros.

Atualmente, a UFAPE compõe a Coordenação da Regional Nordeste do FONAPRACE, juntamente com a UFAL e a UFCG. Além disso, a PRAE participa do FONAPRACE através dos Observatórios de Assistência Estudantil (OPAE), pela representação da Pró-Reitora Joselya Claudino, e de Políticas de Ações Afirmativas (OPAA), com a Diretora de Políticas Estudantis e Ações Afirmativas, Emanuelle Chaves.

O FONAPRACE é um órgão assessor da ANDIFES e tem um papel histórico na luta pela consolidação da assistência estudantil e pela democratização do acesso à educação superior no Brasil.