Na abertura do semestre 2022.2, ano civil 2023, foi realizada a I Semana de Formação Pedagógica para Docentes da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco – UFAPE. De 8 a 12 de maio de 2023, constituindo um conjunto de ações pensadas para organização dos cursos de graduação, com reuniões de pleno e de NDE e palestras para formação docente. Este evento contou com 50 professores inscritos e teve a seguinte programação:
Programação da I Semana de formação continuada de professores da UFAPE
Manhã |
SEGUNDA-FEIRA 8 de maio |
TERÇA-FEIRA 9 de maio |
QUARTA-FEIRA 10 de maio |
QUINTA-FEIRA 11 de maio |
SEXTA-FEIRA 12 de maio |
Reuniões de PLENO com a PREG dos cursos de Zootecnia (08h-10h) e Agronomia (10h-12h)
|
Reuniões de PLENO com a PREG dos cursos de Medicina Veterinária (08h-10h) e Engenharia de Alimentos (10h-12h)
|
Reuniões de PLENO com a PREG dos cursos de Letras (08h-10h), Ciência da Computação (10h-12h) e Pedagogia (10h-12h)
|
Minicurso com a professora Safira Valença Bispo -UFAPE.
Tema: Formação continuada para uso do Moodle e gamificação
9h-12h
14h-17h.
Google Meet.
Link para o curso:
https://meet.google.com/etv-owag-smz
|
Reuniões de NDE
Sugestões de pauta:
Reformulação e ou atualização do PPC; Curricularização da Extensão; Planejar ações do curso para o semestre
Manhã
Pedagogia Medicina Veterinária Zootecnia Engenharia de Alimentos
Tarde
Letras Ciência da Computação Agronomia
|
|
Tarde |
Mesa de abertura (Reitor, Pró-reitor de Planejamento. Pró-reitora de Ensino e Graduação).
14h-14h30min.
Conferência com o professor Victor Netto Maia - Pró-reitor de Planejamento
Tema: “Cenário educacional do ensino superior no Brasil: o lugar da UFAPE neste contexto”.
14h30min- 16h30min.
Café e confraternização
Local: LACTAL.
|
Palestra com a professora Paula Rejane Lisboa da Rocha
Tema: “O Currículo no Ensino Superior: desafios para a docência”.
14h-17h.
Local: LACTAL. |
Mesa redonda com a Pró-reitoria de Extensão e Cultura.
Tema: Os avanços e desafios da Extensão e sua Curricularizacao na UFAPE: relato da experiência prévia do curso de Licenciatura em Pedagogia
Responsáveis: Pró-reitor de Extensão e Cultura: professor Marcos Pinheiro Franque e Professoras Elaine Cristina Nascimento da Silva e Leila Nascimento da Silva
14h-16h.
Local: LACTAL. |
Ainda no ano de 2023, em 18 de outubro foi realizado o IV Encontro de formação continuada de professores, constituindo 1 dia de evento com palestra e oficinas em torno do tema: Formação e o Cuidado de si e do outro. 27 professores participaram. O objetivo foi proporcionar debates em forma de palestras, minicursos e oficinas para pensar o fazer docente em dois eixos: Eixo didático pedagógico, com ações voltadas para formação continuada de docentes, fomentando o debate de métodos e técnicas de ensino e aprendizagem, inovação e aplicabilidade de propostas educacionais nas mais diversas áreas. Outro eixo importante desta coordenadoria se centra nas relações interpessoais entre professores e estudantes. Entendendo a prática docente como uma ação permeada pelas relações interpessoais, é relevante pensar temas que envolvem a comunicação não violenta, formas de abuso, assédio moral, bem como as diferenciações entre permissividade e autoritarismo no ambiente da sala de aula.
Nesse sentido o evento teve uma formatação mais simples. A abertura se deu a partir de uma fala do coordenador de aperfeiçoamento docente o prof Dr. Carlos Fernandes em seguida foi servido um café da manhã para os professores presentes.
A palestra de abertura foi ministrada pelo psicólogo Diego Guedes da UFAPE e teve por título “Síndrome de Burnout: da satisfação ao esgotamento pelo trabalho”, foi realizada uma dinâmica e testes com os ouvintes sobre os esgotamentos no trabalho.
O evento retornou na parte da tarde com a Oficina de técnicas respiratórias do Yoga para vitalidade e alívio de ansiedade, ministrada pelo professor Carlos Fernandes. Na ocasião, os professores realizaram exercícios somáticos e respiratórios para serem aplicados no cotidiano.
Por fim, finalizou-se o encontro com uma roda de diálogo sobre Comunicação e respeito: a busca pelo equilíbrio entre o individual e o coletivo, mediada pelo professor Sansuke Watanabe. Após uma exposição sobre o tema, os professores debateram sobre situações de trabalho em que o diálogo pode ser mediador de conflitos.