PROJETO DE EXTENSÃO É TEMA DE DEFESA DE TCC DE ESTUDANTE DE MEDICINA VETERINÁRIA 

Enviado por JoaoHenrique em Qua, 03/05/2023 - 15:48

No dia 20 de maio, o estudante do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), Wallyson Rodrigues, defendeu o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado: “A importância das ações extensionistas para promoção do bem-estar de cães e gatos e formação acadêmica por meio do projeto de Extensão REPROSAÚDE”. O projeto e o TCC foram orientados pela professora Rita de Cássia Soares Cardoso e a banca examinadora de defesa contou com a participação de Marcelo Mendonça e de Lucilene Simões, ambos professores do curso de Medicina Veterinária e membros da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PREC) da UFAPE. Por quase três horas, o auditório do Laboratório de Anatomia da UFAPE - LAPA/UFAPE permaneceu repleto de amigos, colegas e professores que vieram prestigiar a defesa do estudante. 
    Os dados das ações apresentados na forma de TCC de Wallyson Rodrigues se destacaram, além de outros fatores, por seu cunho extensionista, contrapondo os temas comumente abordados. O projeto de Extensão REPROSAÚDE tem por objetivo o desenvolvimento de ações para orientação da população de Garanhuns quanto aos malefícios causados pelo uso de contraceptivos e prover informações sobre a castração de cães e gatos, junto a orientações sobre guarda responsável para promoção do bem-estar animal, estando em execução desde 2022. O REPROSAÚDE, que conta com a colaboração de estudantes bolsistas e voluntários, recebeu fomento do Programas Institucionais de Bolsas de Extensão da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), por meio dos editais BEXT 2022 e PIBEX 2022, respectivamente. De acordo com a professora Rita Cardoso, coordenadora do projeto, “as ações do REPROSAÚDE nasceram de uma vontade de contribuir com o bem-estar animal, tentando chegar ao encontro inicialmente da população que procura o atendimento no Hospital Veterinário Universitário da UFAPE e universitários de Garanhuns. Como membros da comunidade acadêmica, é nosso papel devolver à população aquilo que recebemos em nossa formação acadêmica e, uma problemática que vivenciamos na população de cães e gatos, é o elevado número de cadelas e gatas com enfermidades no útero e nas mamas, que podem levar o animal a óbito.”
    Durante a execução do projeto houve uma latente preocupação com o diálogo com a comunidade, sendo realizadas ações em instituições de ensino superior da administração pública e privada situadas em Garanhuns, bem como campanhas e ações de conscientização em festivais e eventos realizados no município, tais como o Festival de Inverno de Garanhuns - FIG, que apresenta uma abrangência internacional. 
    Quando questionado da importância do projeto e das ações de Extensão para sua formação, o estudante Wallyson destacou que “as experiências proporcionadas por meio das ações extensionistas que desenvolvemos no REPROSAÚDE contribuíram para além da minha formação profissional, sendo essenciais também à minha evolução pessoal. Devido à versatilidade das ações de Extensão universitária e a inserção discente dentro da comunidade local, tudo isso me proporcionou saberes que vão além daqueles apreendidos em sala de aula”. Wallyson comentou, ainda, que o projeto contribuiu para a ampliação das competências e habilidades profissionais em sua formação profissional, além da satisfatória contribuição com a sociedade, visto entender seu papel social como estudante de uma universidade pública. 
    Vale salientar que o projeto de Extensão REPROSAÚDE continua ativo e recebe voluntários.