PREC realizou o seu primeiro Congresso de Extensão e Cultura – I CONEX da UFAPE

Enviado por larissa em Ter, 14/02/2023 - 10:43

Nos dias 23, 24 e 25 de novembro, a Pró-reitoria de Extensão e Cultura – PREC da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco – UFAPE realizou seu I Congresso de Extensão e Cultura - I CONEX – cuja programação foi elaborada, principalmente, com foco nas realidades dos territórios do Agreste Meridional. Na abertura, estiveram presentes à mesa representantes de Extensão da AESGA, UPE, IFPE e da anfitriã UFAPE. Em suas falas, reforçaram a importância deste momento de diálogo formativo para dar início a um processo conjunto de articulação e planejamento, com vista ao fortalecimento e potencialização das múltiplas interações na execução de atividades de extensão com a sociedade do Agreste Meridional. Também fizeram parte da programação do evento os momentos culturais, as apresentações orais dos trabalhos extensionistas e da Casa UFAPE de Arte e Cultura, a socialização das experiências extensionistas dos estudantes e servidores com os atores da sociedade e o lançamento da Sendas - Revista de Extensão, Arte e Cultura.

Com mais de 340 inscritos em sua programação, o evento teve 64 trabalhos submetidos para publicação, sendo 53 resumos simples e 11 expandidos que, ora aprovados, serão publicados nos Anais do I CONEX e na Revista Sendas, respectivamente. "Os trabalhos foram criteriosamente avaliados por, pelo menos, dois revisores e adotamos o formato duplo cego de avaliação, ou seja, nem revisores nem autores conhecem as identidades um dos outros. Além disso, foram aceitos resumos expandidos para comporem a edição de 2022 da Revista Sendas, já garantindo aos autores e autoras a publicação em uma revista científica, além da oportunidade de apresentarem seus trabalhos na forma oral no Congresso. Certamente, isso garante a qualidade e o compromisso com a difusão científica da Extensão da UFAPE”, comentou o professor Anderson Fernandes de Alencar, integrante da PREC, e um dos organizadores dos Anais do I CONEX e editor da Revista Sendas.

Desde a concepção do evento, além dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Apoio a Extensão (PIBAE), outros estudantes se incorporaram ao time de organizadores do I CONEX o que, para a PREC, foi de grande importância no apoio das atividades, antes, durante e após o evento. Além, é claro, em seus desenvolvimentos interpessoal e interprofissional. “Participar da organização do I CONEX da UFAPE se mostrou essencial para o meu desenvolvimento acadêmico e pessoal, possibilitando a minha inserção em um espaço de dinamização e discussões sobre o elo Ensino, Pesquisa e Extensão na universidade. Ainda, pude contribuir para o desenvolvimento e transformação social, envolvida diretamente no aperfeiçoamento e na qualificação de recursos humanos”, comentou a estudante do curso de Medicina Veterinária e bolsista PIBAE, Marília Zabeu. Questionado sobre o que mais havia apreciado no I CONEX, o congressista Mateus Ribeiro, estudante de Engenharia de Alimentos, disse: "O evento foi ótimo. Gostei da organização e dos temas trabalhados. Mas, para mim, o principal momento do evento foi o das trocas de experiências entre os extensionistas e as pessoas da sociedade. Eu consegui enxergar outras realidades, muito distantes da minha".

Para a professora Lucilene Simões, uma das organizadoras do evento, “O saldo do CONEX, em nossa primeira edição, foi de superavit (risos). Todos da equipe da PREC estavam ansiosos por poderem construir uma programação que fosse, genuinamente, voltada para os nossos territórios. Mesmo que ainda timidamente, eu sei, ousamos e deu certo. E deu certo porque não estávamos sozinhos! Servidores públicos, estudantes e atores da sociedade estavam comprometidos com o fazer dar certo. Assim, mesmo sabendo que os desafios não serão poucos para o próximo ano, com esta experiência conjunta do I CONEX, eu só posso enxergar boas perspectivas para a nossa Extensão e Cultura universitárias”.

O Pró-reitor de Extensão e Cultura, professor Marcos Pinheiro Franque, comentou que “A realização do nosso I CONEX é um marco histórico para a Extensão e Cultura da UFAPE no caminho de sua emancipação plena. E, por que não dizer para toda sociedade do Agreste Meridional? Tendo como destaques o empenho e engajamento de toda equipe da PREC responsável pela idealização e realização do nosso evento, o grande número de trabalhos apresentados, a expressiva participação dos estudantes, das equipes responsáveis pelas atividades de extensão desenvolvidas e de membros da sociedade em momentos de muita emoção e compartilhamento de vivências e o encaminhamento da roda de diálogo de abertura para a criação de um Fórum de Extensão para o Agreste Meridional. Superou todas as expectativas! Estamos no caminho certo para os próximos Congressos de Extensão e Cultura da UFAPE.”